Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao
View/ Open
Date
2004Author
Cavalheiro, Eliane
Metadata
Show full item recordSubject
Aquisição da segunda linguagemLíngua inglesa - Estudo e ensino
Dissertações - Letras
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar o uso de estratégias de comunicação para aquisição de língua estrangeira por parte de alunos do curso de Língua Inglesa, de nível pré-intermediário. As estratégias utilizadas pelos alunos foram comparadas com as estratégias já existentes na literatura. O estudo aqui apresentado através de levantamento de dados fundamenta-se em aspectos teóricos sobre aprendizagem de língua estrangeira desenvolvidos pelos autores WILLIAMS e BURDEN (1997); BROWN (2000); ELLIS (1994) e outros. Para o processo comunicativo, tem-se LEVELT (1989); CANALE e SWAIN (1980) e outros. Quanto às estratégias de comunicação, temos as contribuições como a de VARADI (1980); TARONE (1981); BIALYSTOK (1990); FAERCH e KASPER (1983) e a Teoria Cognitiva de Reação em Cadeia (The Cognitive Chain Reaction Theory; The CCR Theory) FERNANDESBOËCHAT (2000). Os registros foram coletados por meio de instrumento elaborado a partir de uma lista de estratégias comunicativas identificadas por TARONE (1977). Os resultados mostram que o processo de aprendizagem/aquisição de LE, do ponto de vista cognitivo, pode ser vista como uma das habilidades humanas mais complexas, por envolver variações cognitivas. Pôde-se reconhecer que os informantes usam estratégias de comunicação, porém, não têm consciência de que as usam. Conclui-se, portanto, que a instrução das estratégias de comunicação aos aprendizes de uma LE, poderá ajudá-los a se tornarem melhores aprendizes e o estímulo ao seu uso promoverá um processo mais dinâmico. Abstract: The aim of this dissertation is to study the use of communication strategies in the acquisition of a foreign language by pre-intermediate students of a regular English language course as well as to compare these strategies used by the students to strategies presented in the scientific literature. The study presented in this dissertation was based on theoretical aspects of foreign language learning (WILLIAMS e BURDEN, 1997; BROWN, 2000; ELLIS, 1994 and others) in relation to communicative process (LEVELT, 1989; CANALE & SWAIN 1980 and others), to communicative strategies (VARADI, 1980; TARONE 1981; BIALYSTOK, 1990; FAERCH e KASPER, 1983b; 1987 and others) and to the Cognitive Chain Reaction Theory (FERNANDES-BOËCHAT, 2000). The data were collected through an instrument developed from a list of communicative strategies identified by TARONE (1977). The results show that the process of learning/acquisition of a foreign language, from the cognitive point of view, can be seen as one of the most complex human abilities, for it involves cognitive variations. It was observed that the informants do use communication strategies, however, they are not conscious of it. Therefore, it must be pointed out that the instruction in communication strategies, can help students become better learners and that their use can promote a more dynamic process.
Collections
- Teses & Dissertações [5795]