• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Aquisiçao da língua estrangeira : um estudo empírico sobre estratégias de comunicaçao

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ELIANE CAVALHEIRO.pdf (515.2Kb)
    Date
    2004
    Author
    Cavalheiro, Eliane
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Aquisição da segunda linguagem
    Língua inglesa - Estudo e ensino
    Dissertações - Letras
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar o uso de estratégias de comunicação para aquisição de língua estrangeira por parte de alunos do curso de Língua Inglesa, de nível pré-intermediário. As estratégias utilizadas pelos alunos foram comparadas com as estratégias já existentes na literatura. O estudo aqui apresentado através de levantamento de dados fundamenta-se em aspectos teóricos sobre aprendizagem de língua estrangeira desenvolvidos pelos autores WILLIAMS e BURDEN (1997); BROWN (2000); ELLIS (1994) e outros. Para o processo comunicativo, tem-se LEVELT (1989); CANALE e SWAIN (1980) e outros. Quanto às estratégias de comunicação, temos as contribuições como a de VARADI (1980); TARONE (1981); BIALYSTOK (1990); FAERCH e KASPER (1983) e a Teoria Cognitiva de Reação em Cadeia (The Cognitive Chain Reaction Theory; The CCR Theory) FERNANDESBOËCHAT (2000). Os registros foram coletados por meio de instrumento elaborado a partir de uma lista de estratégias comunicativas identificadas por TARONE (1977). Os resultados mostram que o processo de aprendizagem/aquisição de LE, do ponto de vista cognitivo, pode ser vista como uma das habilidades humanas mais complexas, por envolver variações cognitivas. Pôde-se reconhecer que os informantes usam estratégias de comunicação, porém, não têm consciência de que as usam. Conclui-se, portanto, que a instrução das estratégias de comunicação aos aprendizes de uma LE, poderá ajudá-los a se tornarem melhores aprendizes e o estímulo ao seu uso promoverá um processo mais dinâmico.
     
    Abstract: The aim of this dissertation is to study the use of communication strategies in the acquisition of a foreign language by pre-intermediate students of a regular English language course as well as to compare these strategies used by the students to strategies presented in the scientific literature. The study presented in this dissertation was based on theoretical aspects of foreign language learning (WILLIAMS e BURDEN, 1997; BROWN, 2000; ELLIS, 1994 and others) in relation to communicative process (LEVELT, 1989; CANALE & SWAIN 1980 and others), to communicative strategies (VARADI, 1980; TARONE 1981; BIALYSTOK, 1990; FAERCH e KASPER, 1983b; 1987 and others) and to the Cognitive Chain Reaction Theory (FERNANDES-BOËCHAT, 2000). The data were collected through an instrument developed from a list of communicative strategies identified by TARONE (1977). The results show that the process of learning/acquisition of a foreign language, from the cognitive point of view, can be seen as one of the most complex human abilities, for it involves cognitive variations. It was observed that the informants do use communication strategies, however, they are not conscious of it. Therefore, it must be pointed out that the instruction in communication strategies, can help students become better learners and that their use can promote a more dynamic process.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/33328
    Collections
    • Teses & Dissertações [5795]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV