Show simple item record

dc.contributor.advisorBarros, Gílian Cristinapt_BR
dc.contributor.authorMunhoz, Maurício de Oliveirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T10:53:39Z
dc.date.available2022-07-20T10:53:39Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33324
dc.descriptionOrientador: Gílian Cristina Barrospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino da matemática com novos encaminhamentos metodológicos agrega essas novas possibilidades educativas, tais como: o jogo, a etnomatemática, a modelagem matemática, a resolução de problemas e a informática. Na informática, os recursos didáticos digitais podem possibilitar uma maior interação e a construção prazerosa e significativa do saber. O blog, como recurso digital, é uma dessas ferramentas que se caracteriza como objeto de construção coletiva do saber que pode se articular com os conhecimentos matemáticos de forma harmônica para o ensino e a aprendizagem. A importância deste relato de experiência centra-se na disciplina de matemática contemplando o conteúdo da álgebra visando às suas possibilidades educativas na prática docente, as vantagens da interação educador e educando na utilização da ferramenta digital a partir de uma experiência exploratória e prática na web. Este trabalho busca descrever um caso de ensino de razões, proporções, regra de três simples e porcentagens, em duas turmas do 7º ano do ensino fundamental, utilizando blogs e modelagem matemática. A metodologia empregada para análise é pesquisa aação. Nas atividades desenvolvidas pelos educandos com o blog, percebeu-se que muitos alunos começaram a discutir a matemática no seu cotidiano, desde os comentários das outras tarefas realizadas pelos seus colegas de classe, bem como a entrada no blog para conferir a opinião e produção da sua turmapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectEducação - Blogspt_BR
dc.titleBlog, um recurso didático de apoio ao ensino de álgebrapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record