A utilização do computador como instrumento de ensino e aprendizagem na disciplina de história
Resumo
Resumo: A presente pesquisa aborda "A utilização do computador como instrumento de ensino e aprendizagem na disciplina de História", realizada com 22 alunos da turma 4ªA, da Escola Municipal Pedro Biscaia, localizada em Araucária, no ano de 2010. Esta Unidade Educacional está passando por um processo de mudança decorrente da ampliação do ensino para nove anos de duração, Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e UCAA - Um Computador por Aluno em Araucária. O objetivo geral do trabalho foi pesquisar com os alunos da turma 4ª A, sobre o aprendizado dos conteúdos de história, antes e após a utilização do computador como recurso didático no processo de ensino e de aprendizagem. A Revisão de Literatura estudou considerações envolvendo o ensino de história com PCN’s (1997) e autores como: Schmidt (2005), Bittencourt (1998), Levy (1993), Valente (2010), Kalinke (1999), Meier (2007), Gasparin (2003), Brito (2008). A coleta de dados foi pela observação e aplicação de dois questionários: o primeiro para conhecer o pensamento dos alunos sobre o ensino da história antes da utilização do computador na disciplina, e o segundo para saber se o uso do computador na aula de história auxiliou no processo de ensino e de aprendizagem. Essa investigação considerou que as mudanças propostas contribuíram no ensino da disciplina de história utilizando o computador como instrumento de ensino e aprendizagem e que. Os alunos passaram a aprender melhor o conteúdo de história, por meio da proposta utilizada