dc.contributor.advisor | Zamberlan, Suzana Maria Marques | pt_BR |
dc.contributor.author | Gusmão, Lucimar Donizete, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T17:37:15Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T17:37:15Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33285 | |
dc.description | Orientador: Suzana Maria Marques Zamberlan | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho apresenta o resultado da investigação realizada quanto ao uso pedagógico das mídias tecnológicas (laboratório de informática, Internet, TV multimídia, calculadora, entre outros), disponíveis no ambiente escolar, pelos professores de Matemática da rede pública estadual do Paraná. Foram, também, verificadas as dificuldades encontradas quanto à utilização destes recursos e identificadas possíveis aproximações e abordagens didáticas relacionadas ao trabalho desenvolvido nas formações continuada oferecidas pela SEED/PR, no que tange o uso dessas tecnologias. A pesquisa foi realizada com 60 professores, da disciplina Matemática, que atuam no setor Cajuru, na cidade de Curitiba/PR. Para tanto, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas, versando sobre o uso das mídias tecnológicas em sala de aula. O resultado apresenta uma amostra do ensino da Matemática aliado às mídias, no qual é possível verificar que, a maior parte dos professores pesquisados, utiliza as mídias tecnológicas para seu uso pessoal, porém, em sala de aula, esse uso ainda é pequeno. Os motivos apresentados por eles são diversos: o laboratório de informática sempre está com as máquinas danificadas; não é possível levar toda a turma; não tem domínio das ferramentas dos softwares matemáticos e preferem trabalhar com os algoritmos tradicionais a usar a calculadora. Quanto à formação continuada, ficou evidente a necessidade de mais cursos que relacionem a parte pedagógica com a técnica para o uso dessas ferramentas | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: This paper presents the result of research conducted on the use of educational media technology (computer lab, Internet, TV multimedia, calculator, etc.) available within the school environment for mathematics teachers from public school in state of Parana. The difficulties encountered were also noted in the use of these resources and identified possible approaches and didactic approaches related to ongoing work in the training offered by SEED / PR, regarding the use of these technologies. The survey was conducted with 60 teachers of Mathematics, in Cajuru, in Curitiba / PR. For this, we used a questionnaire with open and closed questions, concerning the use of media technology in the classroom. The result shows a sample of mathematics teaching allied to the media, in which we can see that the majority of teachers surveyed, use media technology for personal use, but in the classroom, this rarely happens. Several reasons were given by them: the machines in the computer lab are always damaged, you can not take the whole class there, the teacher does not know the tools of mathematical software and prefer to work with the traditional algorithms using the calculator. In relation to the Ongoing Teacher Training , it became evident the need for more courses that relate to the pedagogical with the technique for using these tools | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educaçao | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Mídias tecnológicas : implicações pedagógicas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |