A televisão multimídia como tecnologia educacional
Resumo
Resumo: Muito se tem falado sobre a televisão como instrumento pedagógico. Alguns são favoráveis outros contrários a essa mídia. Neste estudo mostrou-se a importância do uso da televisão em sala de aula como um auxiliar do saber elaborado historicamente. De uma forma geral, procurou-se entender essa mídia na sala de aula, fazendo-se uma análise de suas principais características, a história, a utilização, o funcionamento e os métodos tanto nos aspecto tecnológicos como nos pedagógicos. Entender seus aspectos históricos e técnicos. O objetivo principal foi verificar como se deu a evolução histórica da televisão até sua utilização como ferramenta educacional e identificar as possibilidades de utilização da televisão multimídia presente em todas as escolas estaduais do Paraná. A metodologia foi centrada no levantamento bibliográfico, com base em referências teóricas já publicadas em livros, revistas, artigos, monografias, dissertações e teses. A pesquisa também foi realizada em fontes informatizadas como websites. Conclui-se que o uso dessa ferramenta, como qualquer outra, requer planejamento e objetivos definidos e é apenas um suporte, quem toma as decisões, norteia as conversas e possibilita o conhecimento é o professor. Nesta perspectiva, professor e aluno são parceiros na exploração das tecnologias e nas descobertas das possibilidades pedagógicas que a televisão oferece