Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Ana Elisa de Castro, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSousa, Kasandra Conceição Castro dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T13:32:28Z
dc.date.available2022-07-22T13:32:28Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33233
dc.descriptionOrientador: Ana Elisa de Castro Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho aborda as políticas educacionais voltadas ao ingresso e permanência de indígenas em universidades no Estado do Paraná, a partir de um estudo de caso que analisa a narrativa produzida por um estudante indígena egresso, pertencente à etnia Kaingang, que concluiu o curso de Agroecologia no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná. O estudo de caso focaliza a trajetória desse estudante, levando em consideração o trabalho de conclusão de curso por ele produzido e entrevistas. O estudante saiu de sua coletividade de pertencimento com uma grande expectativa social acerca de sua formação. Esses anseios coletivos parecem ser um fator decisivo na mobilização de sua trajetória, cuja narrativa aparece marcada por uma série de "desafios" e "dificuldades", aproximando-a das narrativas heróico-mitológicas Kaingang. A condição de estudante universitário passa a ser revelada na pessoa de um sujeito que vivencia uma política de educação indígena que apresenta uma série de inconsistências, mas que somadas, parecem ser insuficientes para suplantar a "coragem" de atender a expectativa de seu povopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducaçao indigenapt_BR
dc.titleA política de educação na perspectiva de um estudante universitário indígena egressopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples