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dc.contributor.advisorZagonel, Ivete Palmira Sanson, 1953-pt_BR
dc.contributor.authorCastanha, Maria de Lourdespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagempt_BR
dc.date.accessioned2013-11-06T13:54:42Z
dc.date.available2013-11-06T13:54:42Z
dc.date.issued2013-11-06
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/33232
dc.description.abstractResumo: Este estudo visa compreender a percepção da (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro sob o olhar da equipe de saúde, tendo como referencial a Teoria Humanista de Paterson e Zderad (1979). Trata-se de pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológica. Objetivou compreender a percepção da equipe de saúde sobre a (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro em unidades críticas pediátricas e delinear, a partir do apreendido, um modelo conceitual da percepção da equipe de saúde sobre a (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro. Teve como questão norteadora "qual a percepção da equipe de saúde sobre a (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro"?. Os sujeitos que compuseram a amostra do estudo foram sete enfermeiros, quatro médicos, dois psicólogos, dois fisioterapeutas, um técnico e um auxiliar de enfermagem e dois auxiliares de higienização. Utilizou-se como cenário de estudo as Unidades de Terapia Intensiva de um Hospital Pediátrico de Curitiba. As informações foram coletadas através da entrevista semi-estruturada. Para análise dos depoimentos seguiu-se os passos propostos por Giorgi (1985). A síntese das categorias convergentes reflete o processo de análise fenomenológica a partir das Unidades de Significado apreendidas, transformando-as na compreensão da pesquisadora a respeito da experiência dos sujeitos. Da análise do apreendido emergiram três categorias convergentes com dez unidades de significado relacionadas ao olhar do ser enfermeiro sobre o fenômeno a ser desvendado, e outras três, também com dez unidades, referentes ao olhar da equipe multidisciplinar. As categorias apreendidas entre os enfermeiros: 1) O self do ser enfermeiro articulado ao vir-aser profissional 2) O ser enfermeiro profissional e as dimensões do cuidado diante da sua prática 3) O ser enfermeiro na convivência coletiva com os demais profissionais de saúde, família e instituição. As categorias relacionadas à equipe multiprofissional 1) A convivência da equipe de saúde no cotidiano de cuidado do enfermeiro 2) A visão da equipe de saúde sobre a (in)visibilidade do enfermeiro 3) A repercussão do agir profissional do enfermeiro no agir profissional da equipe de saúde. O caminho metodológico trilhado neste estudo possibilitou elucidar o fenômeno da (in)visibilidade da prática de cuidar, por meio da compreensão dos depoimentos que relatam a dinamicidade dos múltiplos 'fazeres' que cotidianamente permeiam as ações do enfermeiro. Foi possível delinear um Modelo Conceitual da equipe sobre a percepção da (in)visibilidade da prática de cuidar, apontando caminhos para a visibilidade do ser enfermeiro. A compreensão enfatiza o trabalho do enfermeiro como árduo, exige agilidade, habilidades precisas, presença e proximidade do cliente e família. Os profissionais de saúde expressam a significação de que o enfermeiro é um ser que agrega à sua prática o cuidado integral, pois cabe a este o conhecimento apurado de todos os clientes sob sua responsabilidade. Apontam ainda para as relações dialógicas do enfermeiro na unidade, como elo entre os integrantes da equipe, clientes, família e instituição. A compreensão resulta em estabelecer o desafio constante da relação dialógica entre o enfermeiro e profissionais da saúde, para, de forma competente, efetivar a convergência da comunicação sensível e a intersubjetividade que permeiam as ações de cuidar para obter a visibilidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnfermagem - Teoria e práticapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleA (in)visibilidade da prática de cuidar do ser enfermeiro sob o olhar da equipe de saúdept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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