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dc.contributor.advisorMonteiro, Sandra Lopes, 1952-pt_BR
dc.contributor.authorDamasio, Paula Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T10:44:30Z
dc.date.available2022-07-20T10:44:30Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33227
dc.descriptionOrientador: Sandra Lopes Monteiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo visa encaminhar reflexões sobre o processo de inclusão e, especificamente, no que se refere ao aperfeiçoamento dos professores para o enfrentamento desta realidade não deixando de considerar a importância das tecnologias para o alcance deste objetivo. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino vem sendo alvo de muitos estudos e discussões no cenário educacional. Tais discussões são muito bem desenvolvidas por autores como: Maria Tereza Egler Mantoan, Mara Lúcia Madrid Sartoretto, e amplamente amparada por lei em muitos documentos como a Declaração de Salamanca e de Cochabamba. Este estudo se propõe a promover uma reflexão sobre o aperfeiçoamento de professores para a utilização das TICs no processo de inclusão em escolas da rede estadual de ensino do Paraná. A metodologia aplicada foi uma pesquisa-ação com a participação dos professores de uma instituição da rede pública. Foram participantes desta pesquisa cerca de sete professores do sistema regular de ensino e que possuíam em suas turmas alunos de inclusão. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário com respostas fechadas e abertas e que abrangem os objetivos da pesquisa. Os dados coletados foram relatados e os resultados obtidos evidenciaram que na análise do tema sobre "a inclusão", muitos professores concordam parcialmente com a inclusão, pois, acreditam ser um processo que visa dar oportunidade e integração aos alunos com necessidades educacionais especiais, porém, salientam que acreditam que o grande número de alunos em sala de aula, o espaço físico inadequado, aliados a falta de preparo dos profissionais são os grandes entraves da inclusão. Na prática de intervenção pedagógica propôs-se momentos de estudos que atendam as necessidades e dificuldades apresentadas pelos participantes e contemplem conhecimentos teóricos sobre o assunto. Considera-se que este estudo atingiu os objetivos propostos, visto que possibilitou identificar as necessidades e levantar sugestões para melhora do atendimento aos alunos de inclusão.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present study visa forward reflections on the process of inclusion and, specifically, as regards improvement of teachers to confront this reality while considering the importance of technology to reach this goal. The inclusion of pupils with special educational needs in regular education system has been the target of many studies and discussions on educational scenario. Such discussions are very well developed by authors such as: Maria Tereza Egler Mantoam, Mara Lucia Madrid Sartoretto, and widely supported by law in many documents as the Declaration of Salamanca and Cochabamba. This study proposes to promote a reflection on the improvement of teachers to the use of ICTs in the process of inclusion in schools statewide network of education of Paraná. The methodology applied was an action research with the participation of the teachers of an institution of public network. Were participants of this survey about seven teachers teaching regular system and they owned in their classes students of inclusion. The instrument used for data collection was a questionnaire with closed and open and answers covering the aims of research. The data collected were reported and the results obtained showed that the analysis of the theme on "inclusion", many teachers agree partially with inclusion therefore believe to be a process that aims to give opportunity and integrating students with special educational needs, however, stress that they believe the great number of students in the classroom, the inadequate physical space, allies lack staging professionals are major barriers to inclusion. In practice the pedagogical intervention proposed moments of studies that meet the needs and difficulties presented by the participants and addressing theoretical knowledge on the subject. This study has reached the objectives proposed, since enabled to identify needs and raise suggestions for improvement of care students of inclusion.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProfessores - Estudo e ensino (Educaçao permanente)pt_BR
dc.subjectEducação - Gerenciamento de recursos de informaçãopt_BR
dc.titleAperfeiçoamento de professores quanto a utilização das tecnologias da informação e comunicação em relação ao processo de inclusão em escolas da rede estadual de ensinopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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