A internet como prática pedagógica : uma investigação em colégios estaduais no Município de Apucarana
Visualizar/ Abrir
Data
2011Autor
Cabrini, Renata Melissa Boschetti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O estudo analisa a internet como ferramenta pedagógica no desenvolvimento do trabalho do professor pedagogo das escolas estaduais de Apucarana. Adota-se o uso da metodologia qualitativa por meio da técnica da entrevista. Quatro instituições de ensino estaduais foram analisadas, sendo dois colégios localizados na região central do município e dois situados em bairros. Além de caracterizar os colégios sob investigação, foi possível identificar a estrutura de informática disponível nas mesmas e delinear as diferentes maneiras que o professor pedagogo utiliza a internet como prática pedagógica. Os principais achados indicam que todas as escolas possuem laboratórios de informática, recursos tecnológicos, como: internet, TV pen drive, DVD player, som, máquina digital, data show e rádio escolar. Porém, tais recursos ainda não são plenamente utilizados na prática pedagógica e o professor pedagogo, o qual tem papel fundamental como mediador nas ações escolares e na mediação entre professor-aluno-pais, também não aplica esses recursos na sua prática