dc.contributor.advisor | Oliveira, Nilceia Bueno de | pt_BR |
dc.contributor.author | Bona, Josiane Padilha da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T15:19:06Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T15:19:06Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33197 | |
dc.description | Orientador: Nilceia Bueno de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação, apesar de estar a muito tempo na vida das pessoas, há pouco adentrou os meandros escolares no Brasil. Assim como tiveram de aprender a ler e a escrever, tanto professores quanto alunos estão tendo de incorporar estas tecnologias e aprender a se expressar por meio delas. O embasamento teórico melhora o desempenho diminuindo problemas como a falta de capacitação no uso de tecnologias, que afeta a prática pedagógica. Estudos para uma nova ação na prática educativa contribuem para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem. A ação prática deve ter o papel de inovar, provocar e produzir mudanças, auxiliando o professor na busca de caminhos que o levem a utilizar as Tecnologias de informação e Comunicação de forma consciente, como recurso didático que contribua para a construção do conhecimento dos alunos. Diante disso, o presente trabalho questiona os limites que permeiam essa prática e apresenta um parecer sobre as possibilidades pelas quais haja a utilização consciente das Tecnologias de informação e Comunicação na escola. É possível vislumbrar que as Tecnologias de informação e Comunicação não sejam vistas apenas como tecnologias ou acessórios tecnológicos, tornando-se simples recursos didáticos, mas sim que a incorporação destas tecnologias aja como um meio de comunicação e cultura no âmbito escolar potencializando o processo ensinoaprendizagem | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e educaçao | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.title | Tic's e ação docente - limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |