Tic's e ação docente - limites e possibilidades
Abstract
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação, apesar de estar a muito tempo na vida das pessoas, há pouco adentrou os meandros escolares no Brasil. Assim como tiveram de aprender a ler e a escrever, tanto professores quanto alunos estão tendo de incorporar estas tecnologias e aprender a se expressar por meio delas. O embasamento teórico melhora o desempenho diminuindo problemas como a falta de capacitação no uso de tecnologias, que afeta a prática pedagógica. Estudos para uma nova ação na prática educativa contribuem para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem. A ação prática deve ter o papel de inovar, provocar e produzir mudanças, auxiliando o professor na busca de caminhos que o levem a utilizar as Tecnologias de informação e Comunicação de forma consciente, como recurso didático que contribua para a construção do conhecimento dos alunos. Diante disso, o presente trabalho questiona os limites que permeiam essa prática e apresenta um parecer sobre as possibilidades pelas quais haja a utilização consciente das Tecnologias de informação e Comunicação na escola. É possível vislumbrar que as Tecnologias de informação e Comunicação não sejam vistas apenas como tecnologias ou acessórios tecnológicos, tornando-se simples recursos didáticos, mas sim que a incorporação destas tecnologias aja como um meio de comunicação e cultura no âmbito escolar potencializando o processo ensinoaprendizagem