Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzevedo, Inespt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Melquisedeque de Souzapt_BR
dc.contributor.otherSilva, Rosangela Luis dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-19T11:21:27Z
dc.date.available2022-07-19T11:21:27Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33063
dc.descriptionOrientadora: Ines Azevedopt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Rosangela Luis da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta um breve estudo teórico sobre educação a distância, a importância e as características do material didático, especificamente o material didático impresso. A pesquisa teve como objetivo analisar de modo teórico-empírico, um material didático impresso, questionando-se que aspectos seriam considerados importantes na sua elaboração. Foi uma pesquisa qualitativa descritiva documental utilizando-se como objeto de estudo o livro texto Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Universidade Potiguar em Natal (RN). Utilizou-se para a coleta de dados, os critérios estabelecidos por Sales (2005) para elaboração de um material didático, que são: interatividade, sequenciação de ideias e conteúdos, relação teoria prática, autoavaliação, linguagem clara e concisa, glossário, exemplificações cotidianas e/ou científicas, resumos e animações. De acordo com os resultados obtidos, observou-se que o livro texto Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental está em acordo com o que preconiza Sales (2005) estando presentes a maioria dos critérios analisados. O material está escrito em linguagem clara, compreensível, apresentando questões de reflexão, ilustrações, ícones, atividades práticas e do cotidiano do aluno e atividades avaliativaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper presents a brief theoretical study of distance education, the importance and characteristics of the didactical material specifically printed course material. The research aimed to analyze the theoretical and empirical way, a printed educational material, wondering what would be considered important aspects in their development. It was a descriptive qualitative research document that was used as an object of study of the textbook Development and Environmental Sustainability found at the Potiguar University in Natal (RN). Was used for data collection, the criteria established by Sales (2005) for elaboration of didactic material, which are: interactivity, sequencing of ideas and content, the theory practice relation, self-assessment, clear and concise language, glossary, daily and / or scientific exemplifications, abstracts and animations. According to the results obtained, it was observed that the book - Development and Environmental Sustainability - is in line with what advocates Sales (2005), being present most of the criteria analyzed. The material is written in a language guy, understandably, with questions for reflection, illustrations, icons, practical activities and daily life of the student and evaluation activitiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleUso do material didático impresso em cursos de educação a distânciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples