Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKnoll, Ariana Chagas Gerzson, 1970-pt_BR
dc.contributor.authorPessoa, Jomara Dantaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Educação a Distânciapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T13:22:04Z
dc.date.available2022-07-21T13:22:04Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33040
dc.descriptionOrientador: Ariana Chagas Gerzson Knollpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação à Distânciapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O atual meio técnico-científico-informacional requer que o ensino de Geografia apresente respostas a inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na prática educativa, de modo a alicerçar o desenvolvimento e a melhoria na qualidade do ensino, através de recursos tecnológicos que auxiliem no processo ensino-aprendizagem. Em face desse contexto, o presente trabalho reflete o interesse de conhecer as práticas pedagógicas dos professores de Geografia do ensino fundamental II da rede estadual e municipal da cidade de Caraúbas associado ao uso das tecnologias da comunicação e informação TICs, discutindo os fatores que facilitam e/ou que dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esse recurso à sua prática pedagógica. Em termos específicos buscou-se compreender a avaliação que fazem da própria formação, no que se refere ao desenvolvimento das competências necessárias para o uso pedagógico das TICs e, além disso, propor processos de capacitação na modalidade a distância para o seu uso no âmbito da aula de Geografia. A pesquisa foi conduzida com 05 professores de Geografia, selecionados em 03 unidades escolares, sendo duas da rede estadual e uma da rede municipal, que trabalham com o ensino fundamental II na cidade de Caraúbas. Utilizou-se um questionário misto, com questões fechadas e abertas que foram aplicadas com esses sujeitos. Concomitante a aplicação dos questionários, foram realizadas observações in locu, onde se procurou na medida do possível acompanhar o cotidiano escolar para o delineamento do perfil dessas instituições pesquisadas, bem como conhecer as práticas pedagógicas inerentes aos professores de Geografia, sobretudo, no que se refere aos usos das TICs. Ametodologia empregada foi a abordagem de cunho qualitativo e de natureza descritiva, apoiada em pesquisa de campo. A análise dos dados orientou o processo de interpretação das respostas às questões. As referências teóricas para a construção das reflexões dos professores foram Moran (2000; 2011), Valente (1993) Almeida (1998), Vesentini (2003). Os resultados mostram que a formação continuada que os professores realizam não é suficiente para prepará-los no âmbito da utilização das TICs no ensino de Geografia. Apesar das necessidades expressas pelo atual cenário educacional que denota a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas, a realidade revela um cenário diferente do apregoado pela literatura especializada, do uso das tecnologias da comunicação e informação. Os resultados da pesquisa nortearam o planejamento de um curso de capacitação à distância na formação de uso das TICs no contexto das aulas de Geografia, fomentando melhorarias na qualidade para o seu uso refletindo-se numa utilização que propicie a aprendizagem dos alunospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.titleO ensino de geografia e as tecnologias da informação e comunicação : uma proposta de formação docente na modalidade de ensino à distânciapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples