dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a permanência, enquanto tempo e espaço
reservado aos educadores para estudos e desenvolvimento de ações voltadas ao
planejamento do trabalho pedagógico realizado nos Centros Municipais de
Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O foco de análise se
volta para formação dos educadores que atuam na escola pública, considerando que
esta é a escola que atende a maioria da população. Neste sentido, buscar-se-á
compreender a questão da formação dos educadores inserida no contexto da
sociedade capitalista, sociedade esta, marcada pelas contradições de classes. O
tema formação dos educadores da educação infantil ganha importância no meio
acadêmico, visto que recentemente essa modalidade de ensino passou a integrar a
Educação Básica. É importante ressaltar que a formação de professores, em âmbito
geral, nas últimas décadas tem suscitado vários estudos e discussões entre os
educadores preocupados em contribuir para a efetivação de uma educação que se
proponha à elevação cultural das massas e sua emancipação. O educador,
profissional da educação infantil, necessita de formação, a qual tem sido delimitada
pelos interesses da sociedade em que se insere, ou seja, a formação do educador
tem sido demarcada por um mínimo necessário às necessidades da sociedade
capitalista. Em consequência, o atendimento às crianças pequenas, filhas de
trabalhadores, tem tido em sua maioria, um caráter assistencialista, pautado no
cuidado. Importa destacar que é pela formação deste profissional, que atua na
escola pública, que se estará também determinando a formação dos demais
trabalhadores envolvidos no processo educativo, em especial, a formação dos pais
das crianças. Os educadores de CMEI’s devem promover um diálogo crítico-reflexivo
com as famílias, na busca de uma sociedade mais justa e igualitária, em que todos
independente de sua classe tenham direito uma vida digna. CMEI e Família, por
meio do diálogo, devem repensar qual educação queremos para as nossas crianças,
visto que elas são os futuros cidadãos da nação. E ainda, devem propor um projeto
contra-hegemônico de sociedade | pt_BR |