Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.creatorAlmeida, Rogério da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-09T11:55:26Z
dc.date.available2022-11-09T11:55:26Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32812
dc.descriptionOrientador : Clóvis Luiz Machado-da-Silvapt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Mestrado em Administraçaopt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar a influência da implantação da GQT - Gestão da Qualidade Total nos valores, nas crenças e em outros atributos culturais que delineiam a cultura e a identidade organizacional de duas cooperativas agroindustriais, a COTRIJUC - Cooperativa Tritícola Júlio de Castilhos Ltda. e a CAMNPAL - Cooperativa Mista Nova Palma Ltda. A presente pesquisa caracteriza-se por estudo comparativo de casos, com uso de múltiplas fontes de evidências. A abordagem metodológica foi predominantemente descritivo-qualitativa. Foram utilizadas fontes primárias e fontes secundárias. As fontes primárias foram compostas por quatro entrevistas semi-estruturadas com dirigentes do nível estratégico e cinco do tático na COTRIJUC, e por três entrevistas semi-estruturadas com dirigentes do nível estratégico e seis do tático na CAMNPAL e pela observação não-participante. As fontes secundárias foram compostas de documentos internos e externos às organizações e outras fontes consideradas relevantes. Os dados primários foram tratados por meio de análise descritiva e análise de conteúdo e os dados secundários por meio de análise documental e análise de conteúdo. Os dados coletados permitiram constatar que a implantação da GQT determinou uma reformulação nos valores que delineiam a cultura organizacional das duas organizações a partir da manifestação no contexto organizacional de novos valores que vieram a substituir ou complementar os já existentes. Quanto à identidade organizacional, os dados analisados sugerem que a implantação da GQT não acarretou mudanças significativas no que é considerado pelos membros das duas organizações como central, distintivo e duradouro. O que se constata é que os elementos que compõem esses atributos tais como missão, visão, objetivos, estratégias entre outros, que antes eram verificados de forma mais informal e dispersa no contexto organizacional, passaram a ser colocados de forma mais explícita e firme a partir da adoção dos conceitos inseridos pelo programa de qualidade. Conclui-se, portanto, que a mudança ocorrida na COTRIJUC em face da implantação da GQT está se caracterizando como uma mudança de reorientação, de dimensão estratégica e de caráter antecipatório. Quanto à CAMNPAL, é possível concluir que a sustentação de diversos valores no período posterior à implantação da GQT sugere que a modificação ocorrida se caracteriza por uma mudança de sintonização, de dimensão incremental e de caráter antecipatório.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work aims at studying the influence of TQM - Total Quality Management in the values, beliefs, and the cultural features, which outline organizational culture, and identity implementation of two collective enterprises, namely, COTRIJUC - Cooperativa Tritícola Júlio de Castilhos Ltda. and CAMPNAL - Cooperativa Mista Nova Palma Ltda. This research establishes a case studies comparison, relying upon various sources of evidence. The methodological approach was basically descriptivequalitative. There have been used primary and secondary sources. The primary sources were based on four semi-structured interviews with strategic and tactics managers from COTRIJUC, and on three semi-structured interviews with strategic and tactics managers from CAMNPAL as well as on a non-participative observation. The secondary sources were based on internal and external documentation regarded as relevant to the research. The primary data were treated on a descriptive analysis and on a content analysis basis. The secondary data were treated from a documentational and content-based perspective. The data collected allowed reaching the conclusion that the implementation of TQM was determinant to the reformulation of values, which outline the organizational culture of new values that were already present in both collective enterprises. Regarding the organizational identity of the companies, the data suggested that the implementation of TQM did not lead to major distinctive and lasting changes. Nevertheless, it could be noted that the elements that are the main components of the mission, the objectives and the strategies of the researched enterprises, which could be noted in an informal basis within the organizational context, evolved into a more explicit concept after the adoption of TQM. It can be concluded, therefore, that the change that took place at COTRIJUC due to the implementation of TQM is currently performing a role of change and reorientation due to its anticipatory feature. CAMNPAL experience, on its end, has proved that the sustainability of different values throughout the period of implementation of TQM suggests that the change that took place is based on a change in terms of anticipatory and incremental characteristics.pt_BR
dc.format.extentxii, 230f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectCooperativas agricolaspt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.titleInfluencias da implantaçao da gestao da qualidade total na cultura e na identidade organizacional : estudo comparativo de casos em duas organizaçoes agroindustriaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples