Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRandi, Marco Antonio Ferreira, 1965-pt_BR
dc.contributor.authorCavichia, Alessandra Mariapt_BR
dc.contributor.otherFujii, Roberto Shinitipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-08-15T18:37:48Z
dc.date.available2022-08-15T18:37:48Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32649
dc.descriptionOrientador: Marco Antonio Ferreira Randipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Roberto Shiniti Fujiipt_BR
dc.descriptionMonografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A busca por estratégias de ensino alternativas às aulas formais tem levado à incorporação de novas tecnologias, mídias e ao uso de outras ferramentas pedagógicas como os jogos. Estes últimos trabalham o lado lúdico da aprendizagem, podendo tomá-la mais agradável e proveitosa. O RPG (role-playing game) ou jogo de interpretação pode ser encaixado na categoria dos jogos cooperativos, em que o sucesso depende de todos os participantes e onde todos vencem juntos, não há perdedores. Este estudo foi realizado com a participação dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná que cursam a disciplina de Biologia Celular. A avaliação da eficácia do uso do RPG no ensino desta disciplina foi realizada através da análise de mapas conceituais feitos pelos alunos em dois momentos, antes e após o jogo. O conteúdo escolhido para a aventura foi endocitose e digestão celular e uma história foi criada para que se pudesse dar um cunho lúdico ao tema. Com base na comparação qualitativa e quantitativa entre os mapas conceituais construídos, observa-se que o RPG pode ser uma ferramenta de ensino muito significativa, pois facilita a compreensão do conteúdo e permite a incorporação do lúdico ao ensino.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.titleO RPG (Role-playing game) no ensino de Biologia Celularpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples