Referenciais teórico-metodológicos nas pesquisas em educação ambiental no ambiente escolar
Abstract
Resumo : o campo de pesquisa em educação ambiental tem crescido de forma significativa nos últimos anos. É um campo de conhecimento que trata de temáticas naturalmente interdisciplinares, o que tem significado um aporte teórico-metodológico de diferentes áreas do conhecimento. Essa busca cria a exigência de um aprofundamento nos campos específicos, evitando assim um esvaziamento dos conceitos empregados. O presente trabalho teve como objetivo fazer um levantamento de trabalhos desenvolvidos no campo da educação ambiental e publicados em eventos e periódicos da área, nos últimos cinco anos com foco nos trabalhos realizados em ambiente escolar. A importância de tal análise está em gerar reflexões críticas e apontamentos das tendências do campo. Foram analisados trabalhos veiculados nos periódicos: Revista do Mestrado em Educação Ambiental da FURG; Educar em Revista; Educação & Realidade; Educação Ambiental em Ação. Os eventos analisados foram: evento da REASul; EPEAs; ANPEd e Iberoamericano de Educação Ambiental. Inicialmente, os trabalhos foram diferenciados quanto a sua natureza de pesquisa ou intervenção (relatos de experiências e ações em educação ambiental), uma vez que essa é uma importante confusão conceitual existente no campo. Os trabalhos com caráter de pesquisa foram então categorizados entre: pesquisa, pesquisa-participante e pesquisa-ação. Posteriormente, procedeu-se a análise dos referenciais teórico-metodológicos adotados nos trabalhos de pesquisa em ambiente escolar. Os resultados revelam um contraste com relação à predominância de trabalhos de intervenção em ambiente escolar contra a maioria de trabalhos de pesquisa quando se trata da totalidade da produção geral do campo. Há uma diferença considerável na proporção da relação pesquisa/intervenção entre os periódicos e os eventos. Nos últimos, o maior número de intervenções reflete a abrangência temática e divulgação; recebem trabalhos de vários segmentos sócio-educativos. Os eventos da ANPEd e os EPEAs, assim como os periódicos, por serem loeus da discussão dos critérios que definem a pesquisa na área, têm a predominância dos trabalhos de pesquisa. Com relação aos trabalhos de pesquisa, nota-se um grande aporte de áreas como Filosofia, Psicologia, Educação, Sociologia, Antropologia, etc, o que se vê principalmente na grande ocorrência de fundamentos como a Representação Social e a Percepção, além dos caminhos metodológicos, com abordagens qualitativas e instrumentos como análise de conteúdo dos discursos, entrevistas e relatos orais. Apesar dos avanços no desenvolvimento das pesquisas em educação ambiental, há ainda muitas incoerências a reparar como as confusões com relação aos principais fundamentos adotados, o uso de abordagens sem a devida apresentação dos referenciais teóricos e inadequações metodológicas. Os resultados apontam a necessidade de discussões sobre as perspectivas de desenvolvimento, o enriquecimento teórico e uma melhor estruturação do campo de pesquisa em educação ambiental.
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- Bacharelado [1157]