O impacto das novas tecnologias de ensino a distância em treinamento de servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba
Abstract
Resumo: A presente dissertação se propõe a avaliar por meio de um estudo de caso o impacto do uso de uma nova tecnologia - a modalidade de ensino a distância - nos processos e nos resultados de um programa de treinamento e desenvolvimento. O estudo de caso foi realizado no programa de treinamento e desenvolvimento dos servidores da Prefeitura Municipal de Curitiba no curso "A busca da excelência no atendimento ao cidadão" que foi realizado por meio de duas modalidades distintas de ensino: de forma presencial e a distância. Para realizar a análise foi proposto um modelo de avaliação do impacto da utilização do ensino a distância nos processos de planejamento, execução e resultados do curso. Os indicadores de avaliação do processo de planejamento do curso foram: mudança nos processos de contratação, elaboração do projeto do curso, escolha do público alvo e infra-estrutura. Para avaliação do processo de execução foram analisados os indicadores de mudança nos processos de infra-estrutura, avaliação, contato com os servidores e desistência. Para avaliação do impacto nos resultados foram analisados indicadores de reação, de aprendizagem, comportamento no cargo, impacto e custo-benefício. Como principais resultados deste estudo temos que o ensino a distância como uma nova tecnologia no programa de treinamento e desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Curitiba atende à diretriz de abrangência do programa pois proporcionou a participação de servidores que não poderiam sair dos seus locais de trabalho, bem como a desistência foi menor que no curso presencial e o nível de produtividade foi igual para as duas modalidades trazendo assim mudanças nos valores dos servidores em relação à aprendizagem individual e mais autônoma. Desta forma o ensino a distância é uma inovação, com uma tecnologia que pode ser utilizada nos programas de treinamento e desenvolvimento. Abstract: This paper sets out to evaluate through a case study the impact caused by a new technology strategy - the educational form of distance learning - within the process and the results of a training and development program. The case study was realized in the frame of a training and development program towards public officials of Curitiba's Municipal City Council in the course of "The search for excellence in services provided to the citizen" which was done through two different forms of teaching:the presential learning and the distance learning forms. To produce the analysis, an impact evaluation model was proposed on the utilization of the distance learning form within the planning, execution process and the results of the course. The indicators of the evaluation to the course planning process were as follows: a change on the hiring process, the course project elaboration, target public choice and infrastructure. To the execution process evaluation, the indicators analyzed were those of infrastructure alterations process, evaluation process, contact with the public officials and backing outs. To the results impact, the indicators analyzed were the reaction, learning, professional posture on their organizational position, impact and cost-benefit correlation. As the main results of this study we obtained that the distance learning as a new technology on the training and development of Curitiba's Municipal City Council meets the guidelines of the program wholeness because it included all the public officials that could not leave their work places, as well as the decreasing of backing outs comparing to the presential course and the productivity level was the same for both forms of learning strategies bringing value changes to public officials in relationship to a more individual and autonomous learning. In that way, the distance learning is what we consider an innovation, applying a technology that can be used for training and development programs.
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