• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Mudança ambiental e a relaçao estratégia-tecnologia

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - BIANCA DONIDA ZALESKI VALE.pdf (1.281Mb)
    Date
    2013-10-18
    Author
    Vale, Bianca Donida Zaleski
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Inovações tecnológicas
    Energia elétrica - Administração
    Sucesso nos negocios
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a estratégia de negócios e a estratégia tecnológica adotadas por uma empresa do setor elétrico nacional, diante de um ambiente externo marcado por profundas transformações institucionais. A estratégia de negócios foi analisada considerando-se as principais diretrizes que fizeram parte do plano de ação implementado pela empresa para lidar com esta nova realidade setorial. A estratégia tecnológica foi analisada levando em conta três aspectos: a capacitação tecnológica, as fontes de aquisição de tecnologia e a gestão da tecnologia. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, enquadrando-se nas categorias de estudo qualitativo, nãoexperimental, descritivo e relacional, com uma perspectiva de estudo longitudinal, compreendendo o período de 1998 a 2002. A empresa escolhida para a realização deste trabalho foi a Copel S.A., concessionária dos serviços de energia elétrica no Estado do Paraná. O período de coleta de dados na empresa foi de novembro de 2002 a março de 2003, que compreendeu a realização de entrevistas e análise de documentação interna, com posterior utilização da técnica de análise de conteúdo para tratamento das informações obtidas. Como principais conclusões do estudo pode-se afirmar que a Estratégia de Negócios da Copel no período analisado teve como principais influências não só as mudanças impostas pelo novo modelo institucional do setor, mas também o atendimento aos interesses do governo do Estado. Nesse período a empresa vivenciou grandes transformações na sua estrutura organizacional, passando a se constituir como uma holding composta por cinco subsidiárias no ano de 2001. A relação entre a estratégia de negócios e a estratégia tecnológica adotadas pela empresa apresentou-se bastante forte, uma vez que a tecnologia é tratada como um forte diferencial competitivo.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/32618
    Collections
    • Teses & Dissertações [5795]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV