Mudança ambiental e a relaçao estratégia-tecnologia
Date
2013-10-18Author
Vale, Bianca Donida Zaleski
Metadata
Show full item recordSubject
Inovações tecnológicasEnergia elétrica - Administração
Sucesso nos negocios
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a estratégia de negócios e a estratégia tecnológica adotadas por uma empresa do setor elétrico nacional, diante de um ambiente externo marcado por profundas transformações institucionais. A estratégia de negócios foi analisada considerando-se as principais diretrizes que fizeram parte do plano de ação implementado pela empresa para lidar com esta nova realidade setorial. A estratégia tecnológica foi analisada levando em conta três aspectos: a capacitação tecnológica, as fontes de aquisição de tecnologia e a gestão da tecnologia. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, enquadrando-se nas categorias de estudo qualitativo, nãoexperimental, descritivo e relacional, com uma perspectiva de estudo longitudinal, compreendendo o período de 1998 a 2002. A empresa escolhida para a realização deste trabalho foi a Copel S.A., concessionária dos serviços de energia elétrica no Estado do Paraná. O período de coleta de dados na empresa foi de novembro de 2002 a março de 2003, que compreendeu a realização de entrevistas e análise de documentação interna, com posterior utilização da técnica de análise de conteúdo para tratamento das informações obtidas. Como principais conclusões do estudo pode-se afirmar que a Estratégia de Negócios da Copel no período analisado teve como principais influências não só as mudanças impostas pelo novo modelo institucional do setor, mas também o atendimento aos interesses do governo do Estado. Nesse período a empresa vivenciou grandes transformações na sua estrutura organizacional, passando a se constituir como uma holding composta por cinco subsidiárias no ano de 2001. A relação entre a estratégia de negócios e a estratégia tecnológica adotadas pela empresa apresentou-se bastante forte, uma vez que a tecnologia é tratada como um forte diferencial competitivo.
Collections
- Teses & Dissertações [5795]