Adaptação metodológica para a estimativa e caracterização das relações hídricas como suporte ao planejamento agrícola
Date
2013-10-18Author
Scheraiber, Clewerson Frederico
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Dissertaçõesxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: A partir de valores diários de precipitação (P) e evapotranspiração de referência (ETo), considerando diferentes capacidades de água disponível no solo (20 e 60 mm), coeficientes de cultura (0,45, 0,75, 0,85 e 1,10) e frações p (0,30, 0,50 e 0,70), teve-se como objetivo no presente trabalho calcular as componentes do balanço hídrico (Arm - armazenamento, Alt - alteração, ER - evapotranspiração real, I - irrigação, Def - deficiência e Exc - excedente), bem como analisar a tendência e probabilidade das mesmas, formando uma matriz que dê suporte à caracterização hídrica e ao planejamento agrícola, nas diversas condições de cultivo, na região de Ponta Grossa. Considerando uma série de dados climáticos de 14 anos, as componentes diárias do balanço hídrico foram agrupadas em períodos decendiais, estabelecendo-se: distribuições de frequência; análise da tendência e dispersão dos dados; distribuição de probabilidade de melhor ajuste; probabilidade a 75%; e, cálculo do Índice de Satisfação das Necessidades de Água (ISNA) nos estádios de desenvolvimento para os ciclos da safra de soja (110 e 140 dias) e algodão (140 dias). Os cálculos foram realizados com rotinas de programação desenvolvidas para essa finalidade. A determinação da distribuição de probabilidade de melhor ajuste aos dados foi realizada considerando o teste de aderência de Kolmogorov-Smirnov, aplicado a cinco distribuições de probabilidade. As análises de simulação realizadas permitiram quantificar e caracterizar como ocorreram as relações hídricas para as condições de desenvolvimento de culturas. Os cenários criados como referencia, indicaram valores de deficiência hídrica e ISNA favoráveis à soja e algodão. Entretanto, para cultura de algodão ocorreram restrições devido à baixa temperatura e elevada umidade relativa nos dois primeiros estádios de desenvolvimento da cultura.
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