Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
As implicações da definição de natureza e sociedade na educação do homem e do cidadão, segundo Rousseau
(2015)
Resumo: O presente trabalho procura sistematizar, em um primeiro momento, com base na obra O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens do Filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, as ...
Pensamento complexo em Edgar Morin : contribuições para a educação ética
(2011)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa tece considerações sobre a importância do pensar complexo na educação atual, seus desafios e sua urgência para reformular o currículo escolar nesta perspectiva. Há uma necessidade de se ...
Diagnóstico da pós-modernidade : uma reflexão filosófica
(2015)
Resumo: Este trabalho será embasado em pensadores das Ciências Humanas e tem como objetivo esboçar através do diagnóstico da sociedade contemporânea possíveis razões que levaram a humanidade a vivenciar sua realidade, o ...
Autoridade, educação e poder segundo Hannah Arendt
(2017)
Resumo: O presente trabalho busca distinguir o termo autoridade do conceito de poder, utilizando as definições da autora Hannah Arendt, presentes na obra Entre o passado e o futuro (2009). Além disso, mostrar como as perdas ...
A relação entre educação e política em Hannah Arendt : acolhimento à singularidade e amor mundi
(2015)
Resumo: A presente monografia se propõe a buscar estabelecer de forma simples e coesa a relação encontrada entre o ideal de esclarecimento e alguns modelos de educação formulados no período pós-moderno. Para tanto, serão ...
A teoria crítica da sociedade e conceito de autonomia intelectual no campo da educação
(2010)
Resumo: Este trabalho apresenta algumas considerações acerca do processo de construção da autonomia intelectual. Questionou-se, como o entendimento claro do significado do conceito de autonomia, bem como das possibilidades ...
Hannah Arendt : educação moderna e politica
(2015)
Resumo: O presente estudo procura compreender a perspectiva de Hannah Arendt sobre a educação moderna e refletir quais são as relações desta com a política. Em busca deste objetivo, o primeiro capítulo do trabalho apresenta ...
Cinema como recurso didático nas aulas de Filosofia no Ensino Fundamental II
(2017)
Resumo: No esteio de teóricos como os filósofos Matthew Lipman (1990) e Karen Franklin (2016), os quais defendem a inserção da disciplina de Filosofia no Ensino Fundamental, levantamos neste estudo algumas dificuldades ...
A relevância da educação para a formação moral do homem na filosofia de Immanuel Kant
(2011)
Resumo: Este trabalho visa analisar a teoria kantiana da educação, tendo como foco principal a formação moral do sujeito. No decorrer de nossa investigação notamos que segundo Kant, o homem é a única criatura que necessita ...