Navegação Educação do campo por título
Itens para a visualização no momento 86-105 of 600
-
A contribuição da educação ambiental para a educação do campo
(2011)Resumo: Este processo de ensino foi desenvolvido a partir das experiências realizadas nas aulas de ciências com alunos do Projovem Campo Saberes da Terra do município de Turvo Estado do Paraná em 2010. Às controvérsias e ... -
A contribuição do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a constituição da educação do campo
(2021-12-02)Resumo: Este artigo visa abordar a história social do campo nacional, suas trajetórias excludentes, as contradições e desigualdades por que passaram e passam os camponeses, os quais, com a sua luta através dos movimentos ... -
A contribuição dos movimentos sociais para a educação do campo, no Assentamento Chapadão no município de Laranjal-PR
(2011)Resumo: O presente artigo versa sobre a contribuição do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) junto a Escola Rural Municipal Munhoz da Rocha que está inserida no Assentamento Chapadão, localizado no Município de ... -
Contribuições da cooperação agrícola no assentamento Santa Maria para o fortalecimento da reforma agrária popular : experiência numa escola itinerante
(2019)A presente pesquisa objetiva compreender as contribuições do cooperativismo do assentamento Santa Maria, localizado no município de Paranacity, estado do Paraná, para o fortalecimento da Reforma Agrária Popular - R.A.P. ... -
Contribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo
(2014)Resumo: O presente texto se refere ao trabalho de conclusão do curso de Especialização em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, e tem a caraterística de ser um projeto de intervenção ... -
Contribuições do Ceagro na construção do território camponês na região da Cantuquiriguaçu no estado do paraná
(2019)A pesquisa sobre a atuação do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO) no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o processo de construção do território camponês ... -
As contribuições do CPRA no fortalecimento da agroecologia na região metropolitana de Curitiba
(2019)Este artigo busca jogar luz aos sistemas convencionais de produção, expondo algumas práticas ecológicas que regem os princípios e os processos naturais adotados por agricultores da região metropolitana. Camponeses, ... -
Contribuições do ensino de História e Geografia na escola do campo na formação e organização dos apicultores - agricultores
(2011)Resumo: Apresenta estudo referente à contribuição da Educação do Campo na formação e organização dos apicultores-agricultores de Ortigueira. Destaca os desafios que os mesmos vêm tendo para melhorar e ampliar o mercado de ... -
As contribuições do ensino de língua estrangeira com adolescentes no campo
(2011)Resumo: Apresenta relato da experiência desenvolvida na disciplina de língua estrangeira (inglês), com adolescentes da Escola do Campo. Objetivou-se neste trabalho relacionar o conteúdo escolar a ser ensinado com os desafios ... -
A criança e o movimento : uma prática pedagógica com alunos da educação infantil no campo
(2021-07-26)Resumo : As escolas de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde os educandos se sintam protegidos e acolhidos, e ao mesmo tempo seguros para se arriscar e vencer desafios. Desta forma, no presente ... -
A criança e seu contexto no MST : possibilidades da arte-educação através de proposta de formação junto aos educadores da Ciranda Infantil Curupira - Assentamento Contestado no Paraná
(2021-12-06)Resumo: Ser criança na realidade sócio-cultural do MST não é uma condição de infância comum. Há duras realidades enfrentadas pelos pequenos, não obstante a proteção das famílias e lideranças do Movimento, por vezes impotentes ... -
Cruzeiro do Oeste : o desmantelamento da educação no campo e do campo
(2011)Resumo: O presente artigo aborda os processos que levaram o município de Cruzeiro do Oeste, Pr, cuja colonização foi marcada por um rápido e expressivo aumento da população, motivado principalmente pela exploração de madeira ... -
Cultivo de ervas medicinais como alternativa para a agricultura familiar : reflexões sobre a experiência realizada no Colégio Estadual Almirante Tamandaré situado na Rua Rocha Pombo, número 85
(2011)Resumo: O presente artigo foi idealizado a partir das reflexões feitas sobre a vida do Campo e os impactos da mesma na sociedade brasileira. Objetivando pensar numa escola democrática que educa para além dos muros escolares, ... -
Cultivo de horta caseira em São João do Triunfo
(2014)Resumo: Este artigo visa argumentar e analisar a importância de se cultivar hortacaseira no município de São João do Triunfo, demonstrando as vantagens docultivo de alimentos mais saudáveis advindos da própria produção. ... -
Cultivo de hortaliças na agricultura orgânica
(2014)Resumo: Este artigo busca visualizar a relação do sujeito com a educação do Campo, resgatando seus valores e aproximarem-se os filhos de trabalhadores do campo a vir estudar no colégio agrícola agregando seus conhecimentos ... -
A cultura e a arte no campo : assentamento Eli Vive II
(2019)O Assentamento Eli Vive II está localizado na área rural de Londrina/PR e se constitui através de muitas lutas e enfrentamentos. Ali como em qualquer lugar se produz arte e cultura e neste artigo podemos reconhecer a ... -
Cultura e identidade do campo
(2021-07-26)Resumo : Tendo em vista que a cultura é gerada a partir da prática produtiva de cada uma das categorias sociais dos povos do campo, formando-se grande diversidade e criando assim a identidade do povo brasileiro. Tive a ... -
A cultura na Terra Indígena Kaingang Toldo das Lontras Palmas Paraná
(2011)Resumo: O trabalho de pesquisa - A Cultura como Arte na Terra Indígena Toldo das Lontras de Palmas PR faz uma abordagem sobre a vida e a cultura desse povo. Nesse sentido buscamos entender como são repassados estes ... -
O curriculo da escola do campo : uma prática de repensar a realidade
(2011)Resumo: Este estudo se propõe a analisar as representações a cerca do currículo, dos professores e equipes pedagógicas que atuam nas escolas do campo. O mesmo pontua elementos que fomenta o debate sobre o currículo na ...