Navegação Educação do campo por título
Itens para a visualização no momento 79-98 of 600
-
Construção coletiva do conhecimento do grupo Cooquali
(2011)Em Santana do Itararé PR, região Norte Pioneiro um grupo de agricultores familiares (Cooquali) se organizaram e com a produção de leite como a atividade principal desenvolveram um sistema que permitiu a permanência no campo ... -
A construção da identidade sem terra sob a perspectiva das mulheres no assentamento contestado
(2019)Este trabalho tem como objetivo compreender a construção da Identidade Sem Terra sob a perspectiva das mulheres no assentamento contestado, localizado no município da Lapa no estado do Paraná. Trata-se de um estudo de cunho ... -
A construção de uma disciplina de agroecologia para as séries finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Santa Inês - Braganey
(2011)As discussões sobre educação do campo são recentes no estado do Paraná e, por muito tempo, os povos do campo não tiveram seu modo de vida considerado. A escola aqui em estudo é um bom exemplo disso, pois o trabalho, bem ... -
A contação de histórias na relação da criança campesina com seu antepassado vivo e a história de seu povo ancestral
(2014)A realidade campesina atual encontra-se perdendo sua essência e característica de preservação da tradição e cultura antepassada. Em Walter Benjamin vê-se uma alternativa para reedificar a consistência cultural campesina ... -
Contextualização histórica e a trajetória da educação em Pato Bragado : um outro olhar sobre a educação ministrada aos povos do campo
(2014)Resumo : A pesquisa propõe desenvolver uma breve síntese histórica do município de Pato Bragado – PR, propondo elaborar uma reflexão acerca do percurso educacional desta localidade, bem como problematizar a constituição ... -
A contribuição da agricultura de sustentação no consumo alimentar de estudantes do oitavo ano do Colégio Estadual do Campo Cubatão
(2019)Analisou-se o consumo alimentar dos estudantes do oitavo ano do Colégio Estadual do Campo Cubatão, da localidade do Cubatão, munícipio de Guaratuba, Estado do Paraná, buscando identificar a procedência dos alimentos quanto ... -
A contribuição da Cooperatvama para a melhoria da qualidade de vida e permanência dos agricultores familiares do distrito de Poema (Nova Tebas/PR)
(2021-12-02)Resumo: Em virtude de motivos variados a evolução do setor agroindustrial brasileiro foi incapaz de promover um efetivo desenvolvimento e erradicar a pobreza no meio rural, ocorrendo dessa forma um acentuado êxodo rural, ... -
A contribuição da educação ambiental para a educação do campo
(2011)Resumo: Este processo de ensino foi desenvolvido a partir das experiências realizadas nas aulas de ciências com alunos do Projovem Campo Saberes da Terra do município de Turvo Estado do Paraná em 2010. Às controvérsias e ... -
A contribuição do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a constituição da educação do campo
(2021-12-02)Resumo: Este artigo visa abordar a história social do campo nacional, suas trajetórias excludentes, as contradições e desigualdades por que passaram e passam os camponeses, os quais, com a sua luta através dos movimentos ... -
A contribuição dos movimentos sociais para a educação do campo, no Assentamento Chapadão no município de Laranjal-PR
(2011)Resumo: O presente artigo versa sobre a contribuição do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) junto a Escola Rural Municipal Munhoz da Rocha que está inserida no Assentamento Chapadão, localizado no Município de ... -
Contribuições da cooperação agrícola no assentamento Santa Maria para o fortalecimento da reforma agrária popular : experiência numa escola itinerante
(2019)A presente pesquisa objetiva compreender as contribuições do cooperativismo do assentamento Santa Maria, localizado no município de Paranacity, estado do Paraná, para o fortalecimento da Reforma Agrária Popular - R.A.P. ... -
Contribuições de situações pedagógicas interdisciplinares para a educação do campo
(2014)Resumo: O presente texto se refere ao trabalho de conclusão do curso de Especialização em Educação do Campo, ofertado pela Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, e tem a caraterística de ser um projeto de intervenção ... -
Contribuições do Ceagro na construção do território camponês na região da Cantuquiriguaçu no estado do paraná
(2019)A pesquisa sobre a atuação do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO) no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o processo de construção do território camponês ... -
As contribuições do CPRA no fortalecimento da agroecologia na região metropolitana de Curitiba
(2019)Este artigo busca jogar luz aos sistemas convencionais de produção, expondo algumas práticas ecológicas que regem os princípios e os processos naturais adotados por agricultores da região metropolitana. Camponeses, ... -
Contribuições do ensino de História e Geografia na escola do campo na formação e organização dos apicultores - agricultores
(2011)Resumo: Apresenta estudo referente à contribuição da Educação do Campo na formação e organização dos apicultores-agricultores de Ortigueira. Destaca os desafios que os mesmos vêm tendo para melhorar e ampliar o mercado de ... -
As contribuições do ensino de língua estrangeira com adolescentes no campo
(2011)Resumo: Apresenta relato da experiência desenvolvida na disciplina de língua estrangeira (inglês), com adolescentes da Escola do Campo. Objetivou-se neste trabalho relacionar o conteúdo escolar a ser ensinado com os desafios ... -
A criança e o movimento : uma prática pedagógica com alunos da educação infantil no campo
(2021-07-26)Resumo : As escolas de Educação Infantil devem favorecer um ambiente físico e social onde os educandos se sintam protegidos e acolhidos, e ao mesmo tempo seguros para se arriscar e vencer desafios. Desta forma, no presente ... -
A criança e seu contexto no MST : possibilidades da arte-educação através de proposta de formação junto aos educadores da Ciranda Infantil Curupira - Assentamento Contestado no Paraná
(2021-12-06)Resumo: Ser criança na realidade sócio-cultural do MST não é uma condição de infância comum. Há duras realidades enfrentadas pelos pequenos, não obstante a proteção das famílias e lideranças do Movimento, por vezes impotentes ... -
Cruzeiro do Oeste : o desmantelamento da educação no campo e do campo
(2011)Resumo: O presente artigo aborda os processos que levaram o município de Cruzeiro do Oeste, Pr, cuja colonização foi marcada por um rápido e expressivo aumento da população, motivado principalmente pela exploração de madeira ...