Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 106
Conferência local do campo em Araucária : um instrumento de gestão democrática
(2018)
O presente trabalho se propôs a identificar como uma proposta emancipatória de ensino pautada na "multiplicação" do conhecimento, foi realizada em 3 Unidades de Educação Infantil do campo, apresentou como os profissionais ...
Reflexões sobre acesso a direitos humanos no Centro Municipal de Educação Infantil Dona Leonor - Antonina-PR
(2015)
Resumo : O referido estudo delimita com pesquisa de campo a verificação da ausência de reconhecimento e aplicação sobre Direitos Humanos e as Leis de Diretrizes e Bases da Educação no CMEI Dona Leonor, Educação Infantil, ...
A importâcia do lúdico e do brincar na educação infantil
(2016)
Resumo : Este artigo tem como objetivo conhecer como ocorre o trabalho com o lúdico e o brincar nas turmas de Jardim II de um CMEI localizado em um município paranaense, destacando a importância do brincar da criança na ...
Como a alfabetização na educação infantil se apresenta na Base Curricular Comum da Educação
(2016)
Resumo : Este artigo apresenta o entendimento de alfabetização na Educação Infantil a partir da Base Nacional Comum. O objetivo desse estudo é subsidiar os professores na discussão sobre a temática. Uma vez entendido o que ...
Diferentes visões sobre a dimensão interações na avaliação de contexto na educação infantil em Fazenda Rio Grande
(2013)
Resumo : O tema se inscreve dentro do projeto de pesquisa "Diferentes Visões sobre a Dimensão Interações na Avaliação de Contexto na Educação Infantil no município de Fazenda Rio Grande". O foco do projeto é propor discussões ...
O papel mediador do coordenador pedagógico na avaliação da aprendizagem da educação infantil
(2014)
Resumo : A avaliação por ser uma ação fundamental e necessária no processo ensino aprendizagem requer pesquisa, estudo e fundamentação teórica aliada à prática do cotidiano escolar. O presente estudo busca demonstrar a ...
A educação infantil no município de Colombo
(2015)
O grupo de trabalho GEPDI (Gestão de Processos Diversidade e Inclusão) realizou ações no município de Colombo, destinado aos educadores de diversos departamentos e de todas as etapas de ensino cujo intuito foi pensar a ...
Concepções de professores (as) a respeito da contribuição das brincadeiras na educação infantil : um estudo na rede municipal de ensino de Fazenda Rio Grande/PR
(2013)
Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo de investigar a concepção que professores que atuam com crianças de 3 e 4 anos de idade, em um Centro Municipal de Educação Infantil de Fazenda Rio Grande/PR, possuem a respeito ...
O processo de ampliação do tempo destinado à formação continuada de professores no municipio de Piraquara/PR e suas repercussões no ensino da leitura e da escrita : um estudo de caso na educação infantil
(2013)
Resumo : A análise desenvolvida tem o objetivo de perceber a importância dos projetos de formação continuada centrados no CMEI, no que se refere à leitura e escrita na Educação Infantil. A pesquisa foi realizada num Centro ...
Saberes e práticas docentes em torno do letramento e da alfabetização na educação infantil
(2013)
Resumo : A presente pesquisa teve como principal questionamento investigar a compreensão de alfabetização e letramento das professoras e educadoras da Educação Infantil e como esta concepção se reflete na prática. Com o ...