Navegação Genética para professores do ensino médio por título
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Hemofilia entenda a doença que compromete a coagulação do sangue
(2014)Resumo : A hemofilia é uma alteração genética e hereditária no sangue, ela é caracterizada por prejudicar a capacidade do corpo de controlar a circulação ou coagulação do sangue, não é uma doença contagiosa. Ela se caracteriza ... -
Hipercolesterolemia familiar
(2014)Resumo : A hipercolesterolemia familiar é uma doença autossômica dominante que contribui para o aumento de colesterol sérico, principalmente devido ao LDL (lipoproteína de baixa densidade). O objetivo deste estudo foi ... -
Histórico da comunicação científica no Brasil e o uso das novas mídias na educação científica
(2019)Resumo: O grande desafio dos cientistas atuais é a divulgação dos seus trabalhos para a sociedade. Somente no ano de 2019, o ministério da ciência e tecnologia recebeu contingenciamento de R$ 2,1 bilhões e a educação, R$ ... -
Ictiose : aspectos genéticos e relato de um caso
(2014)Resumo : Doenças genéticas nem sempre apresentam padrões de herança de fácil entendimento, especialmente doenças de ocorrência mais rara, como a ictiose. O presente trabalho foi realizado com o objetivo principal de buscar ... -
Inclusão de alunos com síndrome de down na sociedade
(2014)Resumo : O estudo objetivou identificar e analisar pesquisas relacionadas ao conhecimento e às informações sobre a Síndrome de Down na sociedade. Trata-se de uma revisão bibliográfica selecionada entre os anos 2000 a 2014. ... -
A influência de atividades lúdicas no ensino de genética
(2014)Resumo : O processo ensino-aprendizagem requer metodologias didáticas que contribuam de fato no processo pedagógico. Nesse contexto, este trabalho propõe mostrar as dificuldades encontradas na difícil tarefa de oportunizar, ... -
Interferência da compreensão dos mecanismos que alteram o DNA, no cotidiano de alunos do Ensino Médio
(2014)Resumo : Mutações são alteraçõesque ocorrem no material genético e podem tervárias origens possíveis, como a exposição a radiações Ultra Violetae Raios X, uso de substâncias químicascomo remédios, exposição ... -
O jogo didático como metodologia alternativa para facilitar o aprendizado de genética mendeliana e de populações
(2019)Resumo: O presente trabalho refere-se a uma proposta alternativa para o ensino de Genética no ensino médio, voltada à ludicidade e ao desenvolvimento do interesse e o desejo em aprender os conteúdos relacionados ao equilíbrio ... -
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
(2019)Resumo: O ensino de genética é para os estudantes do ensino médio, muitas vezes visto como teórico, com muitos cálculos e sem sentido. Fazer uso de metodologias que façam com que o estudante se interesse pelo assunto é o ... -
Material didático para o ensino de genética estruturado na concepção visual e interativa
(2019)Resumo: São vários os avanços relacionados à área genética que instigam a curiosidade coletiva e que estão sendo divulgados pela mídia de modo superficial, ou seja, em desacordo com as orientações educativas, pois o ...