Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Clovis Luiz Machado dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Apelles Camboim dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T18:07:23Z
dc.date.available2022-09-06T18:07:23Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32434
dc.descriptionAnexospt_BR
dc.descriptionOrientador: Clóvis Luiz Machado-da-Silvapt_BR
dc.descriptionDissertaçao(mestrado)- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Curso de Mestrado em Administraçaopt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96) sobre a cultura e a identidade organizacional da Unidade de Curitiba do Centro de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) no período de 1995 a 2001. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, com múltiplas fontes de evidência, de perspectiva seccional com avaliação longitudinal. A abordagem metodológica é predominantemente descritivo-qualitativa, realizada através da análise de conteúdo de fontes primárias e análise documental de fontes secundárias. As fontes primárias se constituíram de observações pela técnica não-participante e de entrevistas semi-estruturadas com dirigentes dos níveis estratégico e tático da organização, selecionados de forma não probabilística, intencional e conforme critérios de amostragem. As fontes secundárias englobaram documentos oficiais internos e publicações institucionais. A instituição pesquisada está inserida num ambiente marcado pelas pressões institucionais, com a nova legislação educacional, caracterizada como uma pressão institucional coercitiva. A metodologia utilizada permitiu identificar os valores compartilhados entre os dois grupos de dirigentes, em dois períodos distintos: antes e depois da vigência da nova LDB; e pelo alto grau de concordância entre os entrevistados, revelou-se que os grupos estratégico e tático configuram uma cultura integrada. Com o advento da nova legislação educacional, verificou-se que os valores que delineiam a cultura foram afetados, modificando a cultura organizacional da instituição. Constatou-se, no entanto, que a mudança foi incremental, pois não alterou valores essenciais. Concluiu-se, também, que, no período considerado, a identidade organizacional manteve-se inalterada, mesmo sendo verificado mudança na cultura. Concebeu-se que esse fato está associado a três processos de conservação ou reforço de valores essenciais, não excludentes, porém, a combinação desses é responsável pela manutenção da identidade organizacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research was to verify the influence of the Law of Guidelines and Bases of the Education (Lei n. º 9.394/96) on the organizational culture and identity of the Unidade de Curitiba of Centro de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR) in the period from 1996 to 2001. The research was characterized as a case study, with multiple evidence sources, of sectional perspective with longitudinal evaluation. The methodology is mainly descriptivequalitative, accomplished through the analysis of content of primary sources and documental analysis of secondary sources. The primary sources were constituted of observations by the technique no-participant and of semi-structured interviews with leaders of the strategic and tactical levels of the organization, selected through non probabilistic models intentional and according to sampling approaches. The secondary sources included internal official documents and institutional publications. The researched institution is inserted, in an atmosphere marked by institutional pressures, with the new educational legislation, characterized as a coercive institutional pressure. The used methodology allowed to identification of the values shared among the two groups of leaders, in two different periods: before and after the new LDB was issued and for the high agreement degree among the interviewees, it was revealed that the strategic and tactical groups configure an integrated culture. With the new educational legislation it was verified that the values that delineate the culture were affected, modifying the organizational culture of the institution, it was verified, however, that the change was incremental, because it did not alter essential values. It was also concluded, that in the considered periods the organizational identity remained unaffected, although it was verified a change in culture aspects. It was conceived that that fact is associated whit three conservation processes or reinforcement of essential values, processes that do not exclude, but their combination is responsible for the maintenance of the organizational identity.pt_BR
dc.format.extent210f. : il.,tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectCentro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.titleMudança ambiental, cultura e identidade organizacional : o caso da unidade de Curitiba do CEFET-PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples