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dc.contributor.advisorSteiner Neto, Pedro José, 1954-pt_BR
dc.contributor.authorReis, Lúcia Helena Chaves Haracemiv dospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.date.accessioned2013-10-14T14:01:44Z
dc.date.available2013-10-14T14:01:44Z
dc.date.issued2013-10-14
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/32432
dc.description.abstractResumo: A evolução da tecnologia da informação trouxe uma nova perspectiva para o Marketing, extraíndo informações valiosas dos consumidores a partir da exploração dos bancos de dados, as organizações têm a possibilidade de conheçer seus clientes e saber antecipadamente sobre suas necessidades e desejos, permitindo que o público-alvo seja atingido de maneira mais eficaz, por meio de estratégias mercadológicas precisamente elaboradas. A utilização das informações dos consumidores é o foco central deste estudo, que tem como objetivos principais identificar como as instituições financeiras que atuam no varejo estão utilizando as informações dos clientes em suas estratégias de segmentação de mercado e nas estratégias de relacionamento com clientes. O referencial teórico aborda primeiro o tema marketing destacando a importância das estratégias de segmentação de mercado e marketing de relacionamento, a seguir, a importância da informação como diferencial mercadológico, o marketing através do uso intensivo de informações e, por fim, o marketing nas instituições financeiras. Foram entrevistados neste estudo oito executivos do nível estratégico de marketing de dois dos maiores bancos brasileiros, o Banco do Brasil e do Unibanco. Os resultados da pesquisa, monstram que as organizações financeiras estudadas, estão utilizando intensivamente as informações dos consumidores e se beneficiando das vantagens que essas práticas lhes proporcionam. Quanto a utilização das informações na definição das estratégias, o que se infere ao analisar as estratégias de segmentação dos bancos é que, quanto mais exploradas as informações sobre os clientes, maior a necessidade de segmentá-los para determinadas ações. E ainda, isso ocorre com o objetivo de precisar melhor as ações. No que se refere a utilização de informações nas estratégias de marketing de relacionamento, observou-se que os bancos utilizam diferentes informações para definir essas estratégias e ainda, compreendem o conceito de marketing de relacionamento de formas distintas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectBancos - Marketingpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.titleUtilizaçao das informaçoes sobre consumidores nas estratégias de segmentaçao e de marketing de relacionamentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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