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dc.contributor.advisorBulgacov, Sergio, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorBaraniuk, James Alexandrept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.date.accessioned2013-10-09T18:57:34Z
dc.date.available2013-10-09T18:57:34Z
dc.date.issued2013-10-09
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/32353
dc.description.abstractResumo: O processo de desregulamentação do setor de telecomunicações no Brasil - iniciado em 1995 e que promoveu a privatização das operadoras de telefonia e a liberação à entrada de novos competidores - vêm trazendo profundas mudanças no cenário competitivo nacional. Aliados às inovações tecnológicas, novos segmentos de mercado vão surgindo, como é o caso dos serviços de comunicação de dados para o mercado empresarial, objeto deste estudo. Esta pesquisa desenvolve um estudo exploratório junto às principais empresas que atuam neste segmento no Estado do Paraná. Com base em teorias que abordam a relação entre o ambiente e a organização, conteúdo e recursos estratégicos, a pesquisa orienta-se a partir de quatro indagações básicas: (1) Quais os principais fatores ambientais que estão influenciando o conteúdo estratégico das empresas de serviço de comunicação de dados do Paraná? (2) Qual o conteúdo estratégico no momento? (3) Quais os recursos estratégicos mais utilizados na implementação de conteúdo estratégico? e (4) Como essas organizações estão gerenciando os seus principais recursos estratégicos? Através de análise documental e entrevistas realizadas junto a especialistas e profissionais do setor, verificaram-se os grupos estratégicos e conduziuse um estudo de caso em unidades de negócios de três empresas: COPEL Telecomunicações, unidade de negócios que oferece serviços de telecomunicações, pertencente à companhia de energia elétrica do Paraná; IMPSAT, operadora corporativa; e INTELIG, empresa espelho de atuação nacional e internacional. Com base nessa abordagem, verificou-se que: (1) os fatores ambientais influenciam as empresas de forma heterogênea; (2) as empresas procuram posicionar-se em segmentos de mercado que maximizam os recursos estratégicos que possuem; (3) as empresas posicionam-se no mercado por meio do conteúdo estratégico; (4) a importância dos recursos estratégicos está relacionada ao conteúdo estratégico escolhido; (5) as empresas atuam de forma competitiva e cooperativa, de forma a complementar os recursos estratégicos necessários; e (6) a escassez de recursos tem levado a mudanças no conteúdo estratégico das empresas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPlanejamento estrategicopt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleConteúdo e recursos estratégicos de provedores de serviços empresariais de comunicação de dados no Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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