• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conteúdo e recursos estratégicos de provedores de serviços empresariais de comunicação de dados no Paraná

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - JAMES ALEXANDRE BARANIUK.pdf (3.179Mb)
    Date
    2013-10-09
    Author
    Baraniuk, James Alexandre
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Planejamento estrategico
    Telecomunicações
    Teses
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O processo de desregulamentação do setor de telecomunicações no Brasil - iniciado em 1995 e que promoveu a privatização das operadoras de telefonia e a liberação à entrada de novos competidores - vêm trazendo profundas mudanças no cenário competitivo nacional. Aliados às inovações tecnológicas, novos segmentos de mercado vão surgindo, como é o caso dos serviços de comunicação de dados para o mercado empresarial, objeto deste estudo. Esta pesquisa desenvolve um estudo exploratório junto às principais empresas que atuam neste segmento no Estado do Paraná. Com base em teorias que abordam a relação entre o ambiente e a organização, conteúdo e recursos estratégicos, a pesquisa orienta-se a partir de quatro indagações básicas: (1) Quais os principais fatores ambientais que estão influenciando o conteúdo estratégico das empresas de serviço de comunicação de dados do Paraná? (2) Qual o conteúdo estratégico no momento? (3) Quais os recursos estratégicos mais utilizados na implementação de conteúdo estratégico? e (4) Como essas organizações estão gerenciando os seus principais recursos estratégicos? Através de análise documental e entrevistas realizadas junto a especialistas e profissionais do setor, verificaram-se os grupos estratégicos e conduziuse um estudo de caso em unidades de negócios de três empresas: COPEL Telecomunicações, unidade de negócios que oferece serviços de telecomunicações, pertencente à companhia de energia elétrica do Paraná; IMPSAT, operadora corporativa; e INTELIG, empresa espelho de atuação nacional e internacional. Com base nessa abordagem, verificou-se que: (1) os fatores ambientais influenciam as empresas de forma heterogênea; (2) as empresas procuram posicionar-se em segmentos de mercado que maximizam os recursos estratégicos que possuem; (3) as empresas posicionam-se no mercado por meio do conteúdo estratégico; (4) a importância dos recursos estratégicos está relacionada ao conteúdo estratégico escolhido; (5) as empresas atuam de forma competitiva e cooperativa, de forma a complementar os recursos estratégicos necessários; e (6) a escassez de recursos tem levado a mudanças no conteúdo estratégico das empresas.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/32353
    Collections
    • Teses & Dissertações [5795]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV