A vocação dos bacharéis : escolaridade e classe dirigente no Paraná (1995-2006)
Resumo
Resumo: Na primeira parte desta pesquisa, enfoca-se um caso particular de "minoria política", a classe dirigente do estado do Paraná no período de 1995 a 2006. Por meio de
dados oriundos de surveys aplicados aos ocupantes das mais altas posições hierárquicas de instituições-chave do processo decisório estadual, constrói-se um perfil dessa classe dirigente quanto a vários aspectos sociologicamente relevantes (sexo, cor, idade, origem social e trajetória escolar), com o objetivo de descobrir (i) até que ponto a composição desse grupo reflete a da população em geral, (ii) qual o seu grau de diferenciação interna e (iii) quais os determinantes sociais (mecanismos de estratificação, filtragem e direcionamento) que podem estar na origem das configurações encontradas. A fim de explorar de maneira mais aprofundada o modo de ação desses determinantes, e dado o peso – já estabelecido – da escolaridade no acesso às posições de poder, a segunda parte da pesquisa debruça-se sobre um aspecto específico do perfil desse conjunto de agentes: a importância da formação jurídica e, sobretudo, de determinados cursos de direito na formação escolar dessa classe. A hipótese norteadora, aqui, é de que, de modo análogo aos partidos políticos, as instituições de ensino (superior, sobretudo) funcionam como espaçode socialização (produção de "vocação") e recrutamento para o Estado e a política, colaborando assim para explicar a configuração da classe dirigente que ocupa as arenas decisórias. Abstract: In the first part of this research we focus a particular case of "political minority", the ruling class of the Paraná state in the period from 1995 to 2006. By the means of data from surveys applied to the occupants of the highest hierarchical positions of key-institutions of the decision making process, we construct a profile concerning sociologically relevant aspects, such as sex, color, age, social origin and schooling trajectory, aiming to discover (i) to which point this group's composition reflects of the population's in general, (ii) what is its internal differentiation degree and (iii) what are the social determinants (mechanisms of stratification, filtration and assortment) which might be at the origin of the configurations found. To explore more deeply the action mode of these determinants, and given the - already established - schooling weight in the access of power positions, the second part of the research focuses on a specific aspect of the profile of this set of agents: the importance of the juridical formation and, most of all, of certain law schools in the schooling formation. The lead hypothesis is that, analogous to political parties, teaching institutions (higher, mainly) work as socializing spaces ("vocational" production) and recruitment to the State and the politics, thus collaborating to explain the ruling class configuration that occupies the decision arenas.
Collections
- Teses & Dissertações [9329]