Mostrar registro simples

dc.contributor.authorConto, Luana de, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherBorges Neto, José, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherGonçalves, Rodrigo Tadeu, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T14:13:24Z
dc.date.available2019-11-18T14:13:24Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32154
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Borges Netopt_BR
dc.descriptionCo-rientador : Prof. Dr. Rodrigo Tadeu Gonçalvespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 06/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 101-104pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho trata da relação entre a gramática antiga e o ensino de língua estrangeira na antiguidade. O objeto de estudo é uma gramática de latim de Prisciano (séc. VI): a Institutio de nomine et pronomine et uerbo. Essa gramática contém apenas uma descrição detalhada da morfologia flexional da língua latina e por isso é caracterizada como uma gramática de estilo regulae, de modo que seria usada junto com gramáticas mais extensas, complementando o aprendizado. Prisciano a compôs em Constantinopla e certamente seu público alvo era de falantes de grego, o que pode ser percebido através da expressiva presença de nomes gregos entre os exemplos, de traduções para o grego de termos latinos e através do uso da língua grega como recurso para a explicação da gramática latina. Este trabalho investiga ainda as motivações do ensino de latim como língua estrangeira no leste do Império, estabelecendo uma relação entre o prestígio da língua latina, usada como variante super-alta, e a aristocracia burocrática, que alcançava cargos administrativos e buscava legitimação através do domínio da língua.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis deals with the relation between ancient grammar and foreign language teaching in Antiquity. The object of this study is a Latin grammar written by Priscian (6th century): Institutio de nomine et pronomine et uerbo. This grammar contains nothing but a detailed description of the inflectional morphology of Latin and, for that reason, it is classified as a grammar of regulae type, so that it should be used conjointly with more extensive grammars, as a learning supplement. Priscian has written it at Constantinople and his target certainly was Greek speakers, which can be observed in the expressive presence of Greek names among the examples, in the presence of Greek translations of some Latin terms and in the use of the Greek language as a tool for the explanation of Latin grammar. This work also investigates the motivation of teaching Latin as a foreign language in the Eastern Roman Empire, establishing a connection between the prestige of Latin, which was used as a super-high variant, and the aristocracy of service, who reached the administrative posts and sought legitimacy through language proficiency.pt_BR
dc.format.extent107f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleGramática na antiguidade tardia : Prisciano e sua Institutio de nomine et pronomine et verbopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples