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dc.contributor.advisorMarchetti, Renato Zancan, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorPupim, Daniela Marcellopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-06T17:20:55Z
dc.date.available2022-09-06T17:20:55Z
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32152
dc.descriptionOrientador: Renato Z. Marchettipt_BR
dc.descriptionDissertaçao(mestrado)- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Curso de Mestrado em Administraçaopt_BR
dc.description.abstractResumo: O comportamento de compra dos idosos compradores de pacotes turísticos é o tema central dessa dissertação, que tem como objetivo principal descrever quais os fatores socioculturais, interpessoais, psicológicos e individuais que influenciam o comportamento de compra de pacotes turísticos por parte dos consumidores com mais de 60 anos em Curitiba. O referencial teórico aborda primeiro Marketing de Turismo e as cinco etapas do Processo de Compra: reconhecimento do problema, busca de informação, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento póscompra. A seguir a segmentação do mercado turístico e dos idosos e, por último, o consumidor da terceira idade. O trabalho foi executado em duas partes complementares. Na primeira fase, o objetivo foi levantar informações sobre como os turistas idosos se comportam nos cinco estágios da compra de pacotes turísticos. Essas informações foram obtidas por meio de treze entrevistas em profundidade realizadas com consumidores idosos heterogêneos. Os resultados encontrados nesta fase foram analisados dentro do processo de análise de conteúdo e usados como base para a elaboração de um questionário fechado, constituído de questões nominais e intervalares. Na segunda fase foram aplicados os questionários a 120 consumidores idosos de pacotes turísticos. Foram encontradas relações significativas entre as variáveis independentes sexo, idade, aposentadoria, estrato sócio-econômico, educação, profissão e as variáveis dependentes que identificaram as cinco fases do processo de compra. Demonstrando serem essas as variáveis que melhor descrevem as diferenças de comportamento dos grupos de idosos na compra de pacotes turísticos. Ainda, agrupou-se as variáveis motivacionais da viagem em cinco dimensões principais que descrevem por que os idosos compram seus pacotes turísticos. Por último, através da análise de conglomerados, segmentou-se esse mercado em quatro grupos: dispostos amantes da diversão, interessados em conhecimento, ecléticos ligados à história e artes e sossegados amantes do repouso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The central subject of this research is the elderly purchase behavior of touristic packages. This work has as its main objective the identification of which factors social-cultural, interpersonal, psychological and individual influence the choice of the tourist packages by elderly people in Curitiba. The theories referred first approach the tourist marketing and the five stages of the selection process: need recognition, information search, attributes evaluation, buying decision, and post-purchase feelings. Then, the theoretical references deals with the segmentation of the tourist and elderly markets. This work was divided in two parts. First, a content analysis of thirty in depth interviews was conducted in order to synthesize the data into reliable information. This turn was fundamental in planning the second data collection instrument: the questionnaire. During the second step, the questionnaires were put into practice with 120 elderly consumers of touristic packages in Curitiba. The final results of this research revealed significant relations among independent variables, sex, age, retired, social-economic class, profession, and dependent variables that identify the five steps of the purchase process. These independent variables might be seen the variables that better explain the different behaviors of the groups of elderly in the purchase of tourist packages. This research also arranged the travel motivations variables in five dimensions that better describe why the elderly consumers buy their touristic packages. At last, using the clusters analysis, this work segment this market in four groups: lovers of amusement, interested in knowledge, eclectics linked to history and arts and, soothed lovers of resting.pt_BR
dc.format.extent206f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumidores - Preferênciapt_BR
dc.subjectTurismo - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectIdosos como consumidorespt_BR
dc.titleFatores que influenciam o comportamento de compra dos idosos : um estudo do segmento de turismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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