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dc.contributor.advisorMarchetti, Renato Zancan, 1950-pt_BR
dc.contributor.authorPupim, Daniela Marcellopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadaspt_BR
dc.date.accessioned2013-09-24T18:08:27Z
dc.date.available2013-09-24T18:08:27Z
dc.date.issued2013-09-24
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/32152
dc.description.abstractResumo: O comportamento de compra dos idosos compradores de pacotes turísticos é o tema central dessa dissertação, que tem como objetivo principal descrever quais os fatores socioculturais, interpessoais, psicológicos e individuais que influenciam o comportamento de compra de pacotes turísticos por parte dos consumidores com mais de 60 anos em Curitiba. O referencial teórico aborda primeiro Marketing de Turismo e as cinco etapas do Processo de Compra: reconhecimento do problema, busca de informação, avaliação de alternativas, decisão de compra e comportamento póscompra. A seguir a segmentação do mercado turístico e dos idosos e, por último, o consumidor da terceira idade. O trabalho foi executado em duas partes complementares. Na primeira fase, o objetivo foi levantar informações sobre como os turistas idosos se comportam nos cinco estágios da compra de pacotes turísticos. Essas informações foram obtidas por meio de treze entrevistas em profundidade realizadas com consumidores idosos heterogêneos. Os resultados encontrados nesta fase foram analisados dentro do processo de análise de conteúdo e usados como base para a elaboração de um questionário fechado, constituído de questões nominais e intervalares. Na segunda fase foram aplicados os questionários a 120 consumidores idosos de pacotes turísticos. Foram encontradas relações significativas entre as variáveis independentes sexo, idade, aposentadoria, estrato sócio-econômico, educação, profissão e as variáveis dependentes que identificaram as cinco fases do processo de compra. Demonstrando serem essas as variáveis que melhor descrevem as diferenças de comportamento dos grupos de idosos na compra de pacotes turísticos. Ainda, agrupou-se as variáveis motivacionais da viagem em cinco dimensões principais que descrevem por que os idosos compram seus pacotes turísticos. Por último, através da análise de conglomerados, segmentou-se esse mercado em quatro grupos: dispostos amantes da diversão, interessados em conhecimento, ecléticos ligados à história e artes e sossegados amantes do repouso.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumidores - Preferenciapt_BR
dc.subjectTurismo - Comportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectIdosos como consumidorespt_BR
dc.titleFatores que influenciam o comportamento de compra dos idosospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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