Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.authorJesus, Cristiane Rodrigues dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-12T14:07:54Z
dc.date.available2020-06-12T14:07:54Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32100
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 151-155pt_BR
dc.description.abstractResumo: Tendo em vista a universalização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas públicas do estado do Paraná, bem como as políticas de formação continuada para o uso de tecnologias ofertadas para os professores da rede pública estadual, esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições da formação continuada para o uso das TIC na prática pedagógica de alguns professores de Matemática da Educação Básica do estado do Paraná - Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Com vistas a cumprir tal objetivo, a metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa. Assim, inicialmente fez-se uma incursão teórica na literatura pertinente destacando as implicações das tecnologias na escola, focando nas especificidades do ensino da Matemática, bem como no histórico da formação para o uso de tecnologias em nível nacional e suas influências nas políticas paranaenses (2003 a 2010). Ancorado nestes aportes foi ofertado um curso de extensão elaborado em conjunto com bolsistas de um projeto de extensão da UFPR. A partir deste curso, três professores participantes se dispuseram a participar de outra fase da pesquisa, permitindo o estudo de suas narrativas orais e escritas originadas das atividades realizadas durante o curso de extensão, da observação de suas aulas no laboratório de informática e de uma entrevista semiestruturada, os quais se constituíram como as fontes de dados deste trabalho. Quanto aos resultados, destacam-se como indícios de contribuições de cursos de formação continuada para o uso de tecnologias o fato de eles proporcionarem maior segurança ao professor, aumentando a frequência de uso do laboratório de informática; a reflexão sobre o planejamento; a reflexão e ressignificação da prática docente; além do desenvolvimento profissional com vistas à identidade docente e a luta por melhores condições de trabalho. Espera-se que os resultados advindos desta pesquisa se configurem como aporte para reflexão dos processos de formação continuada em tecnologias bem como a da prática pedagógica do professor ao utilizar as tecnologias no intuito de promover a superação da mera instrumentalização das TIC rumo a uma efetiva integração dessas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to understand the implications of continuing education for the use of Information and Communication Technologies (ICT) in pedagogical practice of some Mathematics teachers in the state of Paraná - Final Years of elementary school and high school, aimed at the universalization of ICT in public schools of the state of Paraná as well as continuing education policies for the use of technologies offered to teachers in public schools. In order to accomplish this goal, it was adopted the qualitative research methodology. So, initially it was made an incursion on theoretical literature giving prominence to the implications of technology in schools, focusing on the specifics of mathematics teaching as well the history of the training for use of technology in national policies and their influences on Paraná (2003 to 2010). Anchored in these contributions it was offered an extension course developed with a set of scholarship students from an extension project of the Federal University of Paraná. From this course, three teachers agreed to participate in another phase of the research, allowing the study of their oral and written narratives derived from the activities performed during the extension course, from the observation of their classes in the computer lab and a semi structured interview, which were the sources of data in this study. About the results, were highlighted as evidence of contributions of continuing education courses for the use of the technologies the fact they provide greater security to the teacher, increasing the frequency of use of the computer lab; reflection about planning, reflection and reframing of teaching practice, beyond professional development view at teaching identity and the struggle for better working conditions. It is hoped that the results from this research may contribute to the reflection processes of continuing education technologies as well as the teacher's pedagogical practice to use the technologies in order to promote the overcoming of instrumentalization of ICT towards an effective integration of these technologies in teaching and learning.pt_BR
dc.format.extent268 f. : il., tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de matematica - Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAs TIC nas aulas de matemática : contribuições da formação continuada na prática pedagógica de alguns professores da escola pública do Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples