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dc.contributor.authorPaludo, Karina Inês, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherLoos-Sant'Ana, Helga, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-05T18:11:45Z
dc.date.available2020-10-05T18:11:45Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32046
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Helga Loos-Sant'Anapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 197-210pt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento humano possui muitos aspectos comuns, isto é, que ocorrem de forma semelhante entre as pessoas, e é por meio deles que os indivíduos se caracterizam como "seres humanos". Entretanto, outros aspectos deste mesmo desenvolvimento se desenham de forma diferente para cada pessoa, culminando em uma identidade, que se diferencia de outras identidades. O presente estudo voltou sua atenção para a identidade da pessoa com altas habilidades/superdotação ou identidade superdotado, como se optou por denominar. O indivíduo com altas habilidades/superdotação caracteriza-se, basicamente, por sua capacidade acima da média (intelectualmente ou em outra área) e precocidade. Para subsidiar a pesquisa, utilizou-se como base teórico-metodológica principal o Sistema Teórico da Afetividade Ampliada - STAA, que explica o desenvolvimento humano através da análise inter-relacional de quatro dimensões, as quais são representadas por quatro categorias principais: identidade (dimensão configurativa), self (dimensão recursiva), alteridade (dimensão moduladora) e resiliência (dimensão criativa). A partir deste modelo, buscou-se investigar a constituição da identidade superdotado e o papel da resiliência nesse processo. Tomou-se como hipótese que o feedback do "outro" sobre a identidade superdotado tem implicações significativas para a aceitação ou a rejeição daquele que a possui. Além disso, a dimensão criativa - representada pela resiliência -, por ser um conjunto de processos responsável pela criação de recursos psicológicos e disponibilização destes ao self e à identidade, exerce especial influência no desenvolvimento do sujeito com altas habilidades/superdotação. Como caminho metodológico para o estudo empírico, utilizou-se do enfoque misto, por meio da aplicação de escalas psicológicas, uma entrevista semiestruturada e a aplicação do instrumento "expressões incompletas". Os participantes foram onze adolescentes com altas habilidades/superdotação, entre 11 e 15 anos, atendidos no horário contrário ao do ensino regular, na sala de recursos de uma escola pública estadual localizada no município de Curitiba (PR), região sul do Brasil. Realizou-se uma análise integrativa, combinando os dados quantitativos com aqueles qualitativos, oriundos dos instrumentos individuais Em função dos resultados obtidos, entende-se que a maneira como a identidade superdotado é compreendida exerce influência direta sobre a aceitação ou rejeição da mesma por parte do sujeito, reiterando-se, assim, a importância das relações em que predomine a alteridade, a presença da afetividade e reciprocidade, para um profícuo desenvolvimento da pessoa com altas habilidades/superdotação. Sobre a resiliência, observou-se que os participantes da presente amostra fazem um uso acentuado da capacidade de resiliência e, como resultante deste processo, geram um maior número de recursos e mais qualificados -tornados visíveis por sua precocidade e capacidade acima da média. Por fim, ressalta-se a necessidade de fluidez entre as dimensões para um desenvolvimento humano saudável.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Human development has several aspects which happen similarly among different people, and it is through these aspects that individuals are characterized as "human beings". However, other aspects of this same development occur differently for each person, resulting in an identity, which is different from other identities. The current study focuses on highly skilled / gifted individuals, or gifted identity - the selected designation. The defining characteristics of a highly skilled / gifted individual are, essentially, their above average abilities (intellectually or in other areas) and their precocity. The chosen theoretical-methodological background was the Theory of Extended Affectivity (TEA), which explains human development through four main categories: identity (configurative dimension), self (recursive dimension), alterity (modulating dimension), and resilience (creative dimension). Starting with this model, the goal was to investigate the constitution of the gifted identity, and the role of resilience in this process. It was hypothesized that the "other" person?s feedback about the gifted identity has important implications towards its acceptance or rejection by the gifted individual. Furthermore, the creative dimension - represented by resilience -, by being a group of processes responsible for creating psychological resources and supplying them to the self and identity, exerts special influence over the development of the highly skilled / gifted individual. The methodology for the empirical study was a mixed approach, by employing psychological scales, a semi-structured interview, and the instrument "incomplete expressions". The subjects were eleven highly skilled / gifted teenagers, aged 11-15, who were attended in the resource room of a public state school in the city of Curitiba (PR - South Brazil). We performed an integrative analysis, combining the qualitative and quantitative data obtained through each individual instrument. The results suggest that the manner in which the gifted identity is perceived exerts direct influence over the acceptance or rejection of that identity by the gifted individual. Such results enforce the importance of alterity-driven relations, and the presence of affectivity and reciprocity, providing for a beneficial development of the highly skilled / gifted person. Regarding resilience, it was observed that the participants of the current sample displayed strengthened usage of resilience capabilities, resulting in a higher amount and quality of resources - emphasized by their precocity and above-average capacity. Finally, the fluidity among dimensions is reaffirmed as necessary for a healthy human development.pt_BR
dc.format.extent242 f. : il. [algumas color.], tabs., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectSuperdotados - Identidade étnicapt_BR
dc.subjectFilosofia na literaturapt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectSuperdotados - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAltas habilidades/superdotação sob a ótica do sistema teórico da afetividade ampliada : relações entre identidade e resiliênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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