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dc.contributor.otherMarques, Jair Mendes, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.creatorSehaber, Vanessa Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-05T14:14:51Z
dc.date.available2022-12-05T14:14:51Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/32018
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Jair Mendes Marquespt_BR
dc.descriptionAcompanha um CD'ROMpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 27/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 134-136pt_BR
dc.description.abstractResumo: Veículos em tráfego estão sujeitos à acidentes, e em função da grande quantidade de acidentes que ocorrem nas rodovias é que objetivou-se analisar os acidentes de trânsito ocorridos na rodovia federal BR-376, no período de 01/01/2009 a 30/04/2012, a fim de encontrar variáveis latentes e canônicas que exprimissem as interrelações entre os dados oriundos dos boletins de ocorrência da Polícia Federal Rodoviária do Paraná. Algumas técnicas da estatística multivariada foram utilizadas, como a análise de componentes principais, análise fatorial exploratória e a análise de correlação canônica a fim de encontrar os quilômetros mais críticos associados às principais variáveis latentes e aos pares de correlação canônica. Foram analisados 40 boletins de ocorrência mensais dos acidentes de trânsito da BR-376, que é uma rodovia federal diagonal que corta o estado do Paraná de noroeste à sudeste, e que possui a maior proporção de acidentes dentre as 15 rodovias federais edificadas que cortam o estado do Paraná. Os boletins possuem quatro conjuntos de dados referentes aos acidentes na rodovia, aos veículos, aos condutores e às pessoas envolvidas no acidente de trânsito, porém este último conjunto não pôde ser utilizado devido a grande proporção de dados faltantes. Após organizar os dados, decidiu-se realizar as análises estatísticas multivariadas de um em um quilômetro para identificar os quilômetros mais perigosos. Após observar o histograma da incidência dos acidentes na BR-376 no período considerado, decidiu-se dividir os conjuntos de dados em dois grupos, pois haviam duas regiões com maiores incidências de acidentes e que as características de uma região poderiam diferir uma da outra. Para contornar problemas de variáveis próximas da dependência linear, explorou-se métodos de descarte e de transformação de variáveis, onde esta última foi utilizada, pois estabilizou a variância entre os dados. Verificou-se que os dados não atendiam a normalidade multivariada e, para estimar o modelo fatorial, utilizou-se o método de componentes principais. A análise fatorial exploratória foi aplicada no conjunto de dados referente aos acidentes na rodovia para encontrar as principais interrelações para então realizar a análise de correlação canônica entre os conjuntos de variáveis. Foi possível encontrar 7 fatores para cada grupo da BR-376, alguns comuns e outros mais específicos de cada região, e os escores fatoriais indicaram que os quilômetros mais problemáticos foram o 176 (Maringá) e o 668 (Serra de Guaratuba). A análise de correlação canônica mostrou que a correlação canônica entre os conjuntos acidentes na rodovia e veículos e entre os conjuntos acidentes na rodovia e condutores foi próxima de 1, ou seja, esses conjuntos são fortemente correlacionados. Esta técnica levantou as variáveis mais correlacionadas aos pares de correlação canônica. Os gráficos dos escores canônicos também indicaram os quilômetros 176 e 668 como os pontos mais críticos com relação as variáveis canônicas observadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Vehicles in traffic are subject to accidents, and, due to large amount of accidents that occur on highways, this work aimed to analyze the traffic accidents occurred on federal highway BR-376, in the period from 01/01/2009 to 30/04/2012 in order to find latent variables and canonical which express the interrelationships between data coming from police reports from the Polícia Rodoviária Federal do Paraná. Some of multivariate statistical techniques were used, as the principal component analysis, exploratory factor analysis and canonical correlation analysis in order to find the most critical kilometers associated with the main latent variables and with pairs of canonical correlation. Analyzed 40 monthly police reports of traffic accidents in the BR-376, which is a diagonal federal highway that bisects the Paraná estate from northwest to southeast, and has the highest proportion of accidents among the 15 federal highways built that cross the state. The bulletins have four sets of data relating to accidents on the highway, vehicles, drivers and people involved in traffic accidents, although the latter set could not be used because of the large proportion of missing data. After organizing the data, decided to perform the multivariate statistical analyzes by one to one kilometer to identify the most dangerous kilometers. After observing the histogram of the incidence of accidents on BR-376 in the period under consideration, decided to divide the data sets in two groups, because there were two regions with higher incidences of accidents and that the characteristics of a region could differ from one another. To work around problems of variables near linear dependence was explored methods of discard and transformation of variables, where the latter was used , because stabilized the variance between the data. It was found that the data did not attended the multivariate normality and, for estimating the factorial design, was utilized the method of principal components. Factor analysis was applied to the data set relating to accidents on the highway to find the principal interrelationships and then perform the canonical correlation analysis between the other sets of variables. Former were located 7 factors for each group of BR-376, some common and others more specific to each region, and the factor scores indicated that the kilometers were the most problematic 176 (Maringá) and 668 (Serra de Guaratuba). The canonical correlation analysis showed that the canonical correlation between the sets accidents on the highway versus vehicles and between the sets accidents on the highway versus drivers were close to 1, ie, these sets are strongly correlated. This technique raised the variables most correlated to the pairs of canonical correlation. The graphics of the canonical scores also indicated the kilometers 176 and 668 as the most critical points about the canonical variables observed.pt_BR
dc.format.extent151f. : il. [algumas color.], grafs., tabs. + + 1 CD.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf application/x-zip-compressedpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectAnálise multivariadapt_BR
dc.subjectCorrelação (Estatistica)pt_BR
dc.subjectAnálise numéricapt_BR
dc.titleAnálise estatística multivariada dos acidentes de trânsito da BR-116 no período entre os anos de 2009 e 2012.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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