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    Análise estatística multivariada dos acidentes de trânsito da BR-116 no período entre os anos de 2009 e 2012.

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    R - D - VANESSA FERREIRA SEHABER.pdf (5.432Mb)
    R - D - VANESSA FERREIRA SEHABER (APENDICE).zip (17.29Mb)
    Date
    2013-09-11
    Author
    Sehaber, Vanessa Ferreira
    Metadata
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    Subject
    Dissertações
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Veículos em tráfego estão sujeitos à acidentes, e em função da grande quantidade de acidentes que ocorrem nas rodovias é que objetivou-se analisar os acidentes de trânsito ocorridos na rodovia federal BR-376, no período de 01/01/2009 a 30/04/2012, a fim de encontrar variáveis latentes e canônicas que exprimissem as interrelações entre os dados oriundos dos boletins de ocorrência da Polícia Federal Rodoviária do Paraná. Algumas técnicas da estatística multivariada foram utilizadas, como a análise de componentes principais, análise fatorial exploratória e a análise de correlação canônica a fim de encontrar os quilômetros mais críticos associados às principais variáveis latentes e aos pares de correlação canônica. Foram analisados 40 boletins de ocorrência mensais dos acidentes de trânsito da BR-376, que é uma rodovia federal diagonal que corta o estado do Paraná de noroeste à sudeste, e que possui a maior proporção de acidentes dentre as 15 rodovias federais edificadas que cortam o estado do Paraná. Os boletins possuem quatro conjuntos de dados referentes aos acidentes na rodovia, aos veículos, aos condutores e às pessoas envolvidas no acidente de trânsito, porém este último conjunto não pôde ser utilizado devido a grande proporção de dados faltantes. Após organizar os dados, decidiu-se realizar as análises estatísticas multivariadas de um em um quilômetro para identificar os quilômetros mais perigosos. Após observar o histograma da incidência dos acidentes na BR-376 no período considerado, decidiu-se dividir os conjuntos de dados em dois grupos, pois haviam duas regiões com maiores incidências de acidentes e que as características de uma região poderiam diferir uma da outra. Para contornar problemas de variáveis próximas da dependência linear, explorou-se métodos de descarte e de transformação de variáveis, onde esta última foi utilizada, pois estabilizou a variância entre os dados. Verificou-se que os dados não atendiam a normalidade multivariada e, para estimar o modelo fatorial, utilizou-se o método de componentes principais. A análise fatorial exploratória foi aplicada no conjunto de dados referente aos acidentes na rodovia para encontrar as principais interrelações para então realizar a análise de correlação canônica entre os conjuntos de variáveis. Foi possível encontrar 7 fatores para cada grupo da BR-376, alguns comuns e outros mais específicos de cada região, e os escores fatoriais indicaram que os quilômetros mais problemáticos foram o 176 (Maringá) e o 668 (Serra de Guaratuba). A análise de correlação canônica mostrou que a correlação canônica entre os conjuntos acidentes na rodovia e veículos e entre os conjuntos acidentes na rodovia e condutores foi próxima de 1, ou seja, esses conjuntos são fortemente correlacionados. Esta técnica levantou as variáveis mais correlacionadas aos pares de correlação canônica. Os gráficos dos escores canônicos também indicaram os quilômetros 176 e 668 como os pontos mais críticos com relação as variáveis canônicas observadas.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/32018
    Collections
    • Dissertações [226]

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