• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FABRICIA CRISTINA GOMES.pdf (3.015Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Gomes, Fabrícia Cristina, 1984-
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados obtidos em uma investigação com abordagem qualitativa cuja metodologia se pauta em Lüdke e André (1986), Flick (2004), Lankshear e Knobel (2008), Gamboa (2000), entre outros. O trabalho buscou compreender a prática pedagógica dos professores do município de Araucária/PR após a implantação do Projeto UCAA (Um Computador por Aluno em Araucária) nas escolas da rede, visando esclarecer como os docentes se apropriam e integram o uso do laptop educacional às aulas, que uso fazem dele, como, quando e para que o utilizam. Buscou-se ainda identificar os fatores que contribuem e/ou interferem no processo de apropriação e integração pedagógica do laptop em sala de aula. A pesquisa foi realizada nas quinze primeiras escolas da rede contempladas com o UCAA e a técnica de coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário aos professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das referidas unidades e, na sequência, visando uma maior aproximação com o universo de pesquisa, optou-se pela realização de entrevista semi-estruturada com quatro docentes. Do ponto de vista teórico, as questões examinadas foram orientadas sob a perspectiva de autores como Brito e Purificação (2006, 2011), Forquin (1993), Kenski (2003, 2007), Moran (2000, 2007), Morin (1990, 2000, 2005), Prado e Valente (2003), Tajra (2001), Valente (1995, 1998, 1999, 2001) e outros, que vêm se dedicando à questão do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas e que contextualizam o uso de tais recursos com a cultura e com o processo de formação de professores. A partir da análise dos dados foi possível identificar cinco categorias entendidas como fundamentais para a apropriação técnico-pedagógica dos docentes: experiência com o uso da tecnologia, formação continuada, suporte técnico, suporte pedagógico e questões infraestruturais. Os resultados indicaram que os professores de Araucária reconhecem que o computador possibilita um novo jeito de aprender, no entanto encontram-se ainda em fase de apropriação das potencialidades que o laptop em sala de aula pode proporcionar e suas práticas centram-se no uso das tecnologias para melhorar práticas existentes e, em alguns casos, para promover mudanças pontuais. Não foram identificadas mudanças profundas na estrutura da escola e, a partir disso, pontua-se a necessidade de uma política institucional que incorpore teórica e metodologicamente o uso do laptop educacional à prática docente
     
    Abstract: This research presents the results obtained in an investigation with a qualitative methodology which is guided in Lüdke and André (1986), Flick (2004), Lankshear and Knobel (2008), Gamboa (2000), among others. The study aimed to understand the pedagogical practice of teachers in the Araucária City, State of Paraná after the implementation of the Project UCAA (One Computer per Student in Araucária) schools network, aiming to clarify how teachers take ownership and integrate laptop educational use classes, that make use of it, how, when and for that use. We sought to further identify factors that contribute to and/or interfere with the process of appropriation and pedagogical integration of the laptop in the classroom. The survey was conducted in the first fifteen schools network awarded the UCAA and technique of data collection was done through a questionnaire to teachers from 1st to 5th grade level of the se units and, following, seeking closer ties with the universe of research, we chose to carry out semi-structured interviews with four teachers. From the theoretical point of view, the issues examined were driven from the perspective of authors such as Brito and Purificação (2006, 2011), Forquin (1993), Kenski (2003, 2007), Moran (2000, 2007), Morin (1990, 2000 , 2005), Prado and Valente (2003), Tajra (2001), Brave (1995, 1998, 1999, 2001) and others who have dedicated themselves to the question of the use of Information and Communication Technologies (TIC in portuguese) in schools and contextualize the use of such resources with the culture and the process of teacher training. From the data analysis it was possible to identify five categories understood as fundamental to appropriate technical and pedagogical teachers: experience with the use of technology, continuing education, technical support, pedagogical support and infrastructure issues. The results indicated that teachers of Araucária City recognize that the computer enables a new way to learn, however are still under ownership of the potential that the laptop in the classroom can provide and practices focus on using technology to improve existing practices and, in some cases, to promote specific changes. No changes were identified in the deep structure of the school and, from that, points up the need for an institutional policy that incorporates theoretical and methodological educational laptop use to teaching practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/31932
    Collections
    • Teses & Dissertações [10491]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV