• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Atitudes em relação ao meio ambiente e sua influencia no processo de compra de alimentos em Curitiba

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - NAIR REGINA MIZRAHY CUPERSCHMID.pdf (3.585Mb)
    Date
    2013-08-28
    Author
    Cuperschmid, Nair Regina Mizrahy
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Qualidade dos produtos
    Proteção ambiental
    Alimentos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Com intuito de estudar as atitudes dos consumidores em relação ao meio ambiente e a sua influência no processo de compra de alimentos em Curitiba, esta pesquisa, partindo de uma premissa exploratória, promoveu o levantamento de uma série de atitudes relativos ao meio ambiente e atributos de compra de alimentos, através de 22 entrevistas em profundidade. Em seguida foi aplicado um questionário estruturado junto a 135 consumidores de 19 à 59 anos, das classe A, B e C, residentes em Curitiba. Para análise dos dados foram utilizados uma análise de freqüência e uma análise fatorial para identificar as principais dimensões referentes as atitudes com o meio ambiente que foram: interesse por alimentos sem agrotóxicos, compreensão dos limites do meio ambiente e Ecoconscientização. O principal significado de produto ambientalmente correto para os entrevistados seria aquele produto cultivado sem agrotóxico. A própria experiência foi considerada a principal fonte de informação na compra de alimentos e a data de validade é a informação mais consultada nos rótulos dos produtos de alimentação. As informações como "natural e sem agrotóxicos obtiveram o maior grau de desconfiança por parte dos entrevistados. Os atributos considerados mais importantes para a compra de alimentos foram a data de validade, o preço baixo e a data de vencimento. Os atributos verdes configuraram entre os últimos na ordem de importância para a compra de alimentos. Não foram encontradas diferenças significativas entre os "atributos verdes" dos produtos alimentícios em relação as classes econômicas, idade e grau de instrução. Embora não seja o objetivo principal do presente estudo, os resultados permitiram propor uma classificação do consumidor, quanto as suas motivações de compra de alimentos em três grupos distintos que foram a Turma do Chocolate, a Turma da Pipoca e a Turma da Granola.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/31911
    Collections
    • Teses & Dissertações [5784]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV