Escolha estrategica
Date
2013-08-22Author
Verdu, Fabiane Cortez
Metadata
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Planejamento empresarialAlimentos - Industria
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal caracterizar o processo e a escolha estratégica de três empresas do ramo alimentício da região metropolitana de Curitiba. O método que caracteriza esta pesquisa é o estudo comparativo de casos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas com 8 dirigentes, assim distribuídos: TODESCHINI (3), NUTRIMENTAL (3) e LEÃO JÚNIOR (2). As entrevistas versaram sobre as principais estratégias organizacionais de marketing e de finanças e sobre as forças internas e externas que influenciaram a adoção dessas estratégias. De maneira específica, o que se buscava era classificar o processo e as estratégias como voluntaristas ou deterministas. A análise dos dados foi efetuada de forma descritivo-qualitativa. Utilizou-se a análise de conteúdo como procedimento para o tratamento de todos os dados coletados. Os resultados encontrados demonstram que (1) na TODESCHINI o processo estratégico tende ao voluntarismo, na NUTRIMENTAL e na LEÃO JÚNIOR este processo é equilibrado, nem voluntarista nem determinista, embora na primeira este equilíbrio seja mais tênue; (2) voluntarismo e determinismo são variáveis independentes; (3) de forma geral, as estratégias de marketing e de finanças de todas as organizações foram mais influenciadas pelas forças deterministas; (4) as duas organizações que procuram equilibrar o voluntarismo de seus dirigentes e as forças deterministas, apresentam melhor resultado operacional.
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- Teses & Dissertações [5791]