• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estratégia e relaçoes em arranjos produtivos do ramo de confecçoes e seus efeitos sobre as cadeias de valor das empresas participantes

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - ALZIRA AKEMI KUSHIMA.pdf (1.305Mb)
    Date
    2013-08-15
    Author
    Kushima, Alzira Akemi
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Planejamento estrategico
    Consorcios de exportação
    Vestuario - Industria
    Pequenas e médias empresas
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O objetivo desta pesquisa consistiu em verificar quais os efeitos das estratégias e relações de arranjos produtivos do ramo de confecções sobre a cadeia de valor das empresas participantes de um Consórcio de Exportação na Cidade de Maringá e de um Projeto Integrado Setorial na Cidade de Apucarana, no norte do Paraná. Conforme o referencial teórico pesquisado, este estudo pode ser caracterizado como estudo de dois casos, sendo que os dados foram coletados por intermédio de entrevistas semi-estruturadas, observação não-participante e análise documental. O tratamento dos dados foi descritivo-qualitativa, uma vez que se utilizou a análise de conteúdo e a análise documental para caracterizar as categorias analíticas em estudo e encontrar os efeitos, conforme a intenção do trabalho. Os dados analisados revelam que as estratégias das empresas são independentes da estratégia do arranjo produtivo em ambos os casos. Entretanto, as relações entre as empresas que fazem parte dos arranjos são fontes importantes de informação e busca de melhoria, tanto coletiva como individual, além de garantir melhores condições de negociação e que recaem em oferecer custos competitivos. Dessa forma percebe-se que as micro, pequenas e médias empresas estão se preocupando em assegurar seu espaço, por meio destas relações e procurando se agrupar em arranjos como os estudados para se manterem e se desenvolverem no mercado nacional e se posicionarem no mercado internacional.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/31863
    Collections
    • Teses & Dissertações [3142]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV