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    Proposta de modelo de processo de desenvolvimento de produtos para indústria do vestuário de moda de micro e pequeno porte

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    R - D - DIEGO SANCHES FERNANDES.pdf (3.410Mb)
    Date
    2013-08-26
    Author
    Fernandes, Diego Sanches
    Metadata
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    Subject
    Dissertações
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O aumento do consumo observado nos últimos anos esta associado ao aumento da renda dos indivíduos. Para o setor do vestuário de moda, a diferenciação é estratégia fundamental para alcançar seu público alvo em meio à elevada concorrência e uma dinâmica mutação nos desejos e necessidades dos clientes. O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é de suma importância para o setor industrial. O PDP se inicia com a geração de uma ideia e é concluído com a apresentação dos novos produtos ao mercado, no entanto a padronização deste processo nas indústrias do vestuário é pouco frequente, principalmente em indústrias de micro e pequeno porte. O presente trabalho desenvolve um modelo de PDP que pode ser adotado por organizações de micro e pequeno porte, desenvolvedoras de produtos com marca própria. A investigação foi conduzida em duas etapas. Na primeira foram levantados, por meio de pesquisa bibliográfica, os aspectos sobre estratégias organizacionais, relacionamento das empresas com sua cadeia de fornecimento e os modelos teóricos de PDP voltados para o setor do vestuário. A segunda etapa foi conduzida por meio de estudo de caso, que buscou observar, na prática da microempresa, a presença das características destacadas no referencial teórico. Os dados foram coletados em campo por meio de entrevistas focalizadas, com uso de questionários aos especialistas de empresas. Observações diretas e análise de documentos como fontes de evidências também foram conduzidas. Os dados foram analisados qualitativamente. Como resultado, obteve-se uma proposta de modelo de PDP para microempresas do setor de vestuário com marca própria dividido em duas grandes etapas, a primeira de pesquisas e planejamento e a segunda como projetos individuais de produtos. O modelo mantém um formato simplificado, de fácil compreensão e com etapas adequadas ao ambiente destas organizações. O novo modelo tem como benefícios iniciais às empresas de pequeno e médio porte a facilidade de implementação em função de sua simplificação, permitindo que seja possível melhor programar o PDP e os processos de produção.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/31856
    Collections
    • Dissertações [146]

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