Análise do gerenciamento de resíduos de tecidos sintéticos nas empresas de confecções do município de Cianorte
Date
2013-08-12Author
Marteli, Andrei José Santos
Metadata
Show full item recordSubject
TesesEducação ambiental
Industria textil
Resíduos sólidos
Reaproveitamento
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DissertaçãoAbstract
Resumo: Este estudo teve como objetivo de pesquisa a análise do gerenciamento de resíduos de tecidos nas empresas de confecção do município de Cianorte, embasando-se no fato de que as empresas geram resíduos de tecidos que podem ser reaproveitados assim tendo uma destinação mais apropriada. O sindicato local das indústrias do vestuário, SINVESTE forneceu as informações sobre as indústrias que foram selecionadas e solicitadas a participar da pesquisa através da aplicação do questionário. Um dos critérios para a participação nesta pesquisa foi que a empresa deveria realizar o processo produtivo de peças do vestuário contemplando pelo menos as atividades de modelagem e peça piloto, corte, costura, acabamento e expedição. Através da aplicação deste questionário foi possível obter informações sobre a quantidade de peças produzidas por semana, uma noção sobre o volume dos resíduos de tecidos gerados e a forma de gestão para a destinação final. Através da pesquisa pode-se constatar que as empresas ainda não possuem um gerenciamento ambiental voltado para reaproveitamento e reciclagem dos resíduos de tecido, apenas para atendimento aos requisitos legais. Após análise dos resultados da pesquisa chegou-se a conclusão que o valor disposto para a destinação dos resíduos de tecidoé muito baixo quando comparado com o valor de venda das peças acabadas. Ainda há muito que desenvolver no que diz respeito ao controle e tratamento dos resíduos de tecidos gerados pelas empresas de confecção de Cianorte. Ao que tange a pesquisa realizada em Cianorte, atenta-se a necessidade do reuso dos tecidos, diminuindo desta forma a degradação do meio ambiente, faz-se necessário que as empresas invistam em projetos relacionados a preservação ambiental, trabalhando com programas de educação ambiental, para que não apenas os empresários se sensibilizem com o problema enfrentado, mas que toda a sociedade possa a vir a colaborar. Empresas que possuem estratégias destinadas para as questões ambientais e sociais estão alguns passos à frente das outras que nãopossuem, pois os clientes do futuro terão como necessidades produtos verdes e ecologicamente corretos, o que só será possível se a empresa tiver uma sólida experiência com sistemas de gestão ambiental e de responsabilidade social.
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