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dc.contributor.authorCechet, Adriana Garcia Stefanipt_BR
dc.contributor.otherZandona, Norma da Luz Ferrarinipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-12T13:18:36Z
dc.date.available2019-12-12T13:18:36Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31794
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Norma da Luz Ferrarinipt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia. Defesa: Curitiba, 17/07/2013pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As experiências vividas no ano de ingresso na universidade, para muitos autores, são fundamentais para a permanência no ensino superior e para o sucesso acadêmico dos estudantes. Em meio as recentes políticas voltadas ao acesso e permanência do jovem brasileiro ao ensino superior, este trabalho constitui-se em um estudo de caso realizado com um grupo de nove estudantes de diferentes cursos de graduação que ingressaram na Universidade Federal do Paraná entre 2010 e 2012. O objetivo principal foi analisar qual o sentido atribuído por estes estudantes ao momento de entrada na universidade, quais as maiores dificuldade sentidas nessa fase do desenvolvimento pessoal e profissional e quais as alternativas conhecidas para lidar com essas dificuldades. O trabalho está embasado na Psicologia Histórico-Cultural, que tem como fundamento epistemológico e metodológico o materialismo histórico e dialético. Seguindo essa linha teórica, fizemos uso de alguns fundamentos e conceitos teóricos que sustentaram a análise e justificaram a metodologia adotada, dentre eles: sentido e significado, processo grupal, inclusão/ exclusão e identidade. Para viabilizar a produção de dados, elegeu-se o grupo de discussão como facilitador da expressão do sujeito e ainda, como uma forma de integrar investigação e intervenção no processo de pesquisa. A análise dos dados foi feita com base no método de Análise de Núcleos de Significação proposto por Wanda Aguiar. Desta forma, os indicadores deram origem à seis núcleos de significação, sendo eles: adaptação e busca de equilíbrio, alegria e euforia pela entrada, trabalho em grupo como possibilidade de integração/ individualismo, manter o foco/ desistir, universidade do sonho/ a realidade da universidade e a universidade pelos estudantes. Em síntese, as principais dificuldades expressas pelo grupo em relação ao ingresso na universidade referem-se ao convívio com os novos colegas, a nova rotina e cobrança nos estudos, dificuldades financeiras e para administrar o tempo, relacionamento com professores e falta de informações por parte da instituição. Diante destas dificuldades e percebendo o ambiente universitário como sendo muito diferente do que imaginavam, os estudantes utilizam algumas estratégias para se adaptar a ele. Dentre as estratégias mais citadas estão: buscar conviver com os colegas, tanto da mesma turma quanto de anos posteriores, estar sempre atento às oportunidades, e buscar apoio da instituição, principalmente ao que se refere ao apoio financeiro. Sendo assim, conclui-se que o acesso ao ensino superior deixou de ser exclusivo das famílias com melhores condições socioeconômicas, o que tem resultado na formação de uma elite intelectual menos homogênea. Este fato, no entanto, de acordo com grupo pesquisado tem sido ignorado, ou pelo menos pouco discutido, pela universidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Experiences during the first year at university, according to many authors, are critical to the engagement in higher education and to academic success of students. Amid the recent policies designed to access and retention of young Brazilian in higher education, this paper presents a case study conducted with a group of nine students from different undergraduate courses who entered the Federal University of Paraná between 2010 and 2012 . The main objective was to analyze the meaning assigned by these students to the moment of entering the university, the greatest difficulties experienced during this phase of personal and professional development and what would be the known alternatives to deal with these difficulties. The work is grounded in the historical-cultural psychology, which is based on the epistemological and methodological dialectical and historical materialism. Following this theoretical line, we made use of some fundamentals and theoretical concepts that supported the analysis and justified the methodology, including: sense and meaning, group process, inclusion / exclusion and identity. To enable production of data, discussion group was elected to facilitate the expression of the subject and also as a way of integrating research and intervention in the research process. Data analysis was based on the method of analysis of Meaning Core proposed by Wanda Aguiar. Thus, indicators led to six different meaning core, namely: adaptation and search for balance, joy and excitement for the entrance, group work as a possibility of integration / individualism, maintaining focus / departing, university of dreams / reality of the university and the university by students. In summary, the main difficulties expressed by the group in relation to attending university refer to socializing with new colleagues, the new routine and the burden of studies, financial difficulties and time management, relationship with professors and lack of information from the institution. Faced with these difficulties and realizing the university environment as being very different than imagined, students use some strategies to adapt to it. Among the strategies most frequently cited are: socializing with both colleagues from the same class and from later years, to be always alert to opportunities, and seeking for support from the institution, especially when it relates to financial support. Therefore, it is concluded that access to higher education is no longer exclusive to families with better socioeconomic conditions, which has resulted in the formation of an intellectual elite less homogeneous. This fact, however, according to research group has been ignored, or at least little discussed by the university.pt_BR
dc.format.extent89f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Psicologiapt_BR
dc.subjectEstudantes universitarios - Psicologiapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Ingressopt_BR
dc.subjectProgramas de assistencia do estudantept_BR
dc.subjectEstudantes - Auxíliopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleO ingresso na universidade pública : análise dos sentidos atribuídos por um grupo de estudantes atendidos pela assistência estudantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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