Relação teoria e prática na formação de professores de história : experiências de laboratórios de ensino no Brasil e da Associação de Professores de História em Portugal (1980-2010)
Resumo
Resumo: A investigação objetivou compreender a formação de professores de História a partir de experiências de Laboratórios de Ensino de História (LEH), esses enquanto espaços de articulação da formação inicial e continuada, assim como compreender pressupostos de um conceito de LEH tomando como referência a ciência da Didática da Histórica fundamentada na Educação Histórica. No campo empírico, consideraram-se universidades públicas nas quais LEH tenham sido criados entre 1980-1990, período da redemocratização do país. Assim, localizaram-se LEH nas instituições: UEL/PR, UFSM/RS; UFU/MG. Considerando o recorte geral da pesquisa - 1980-2010, investigou-se também o Laboratório do PPGE/UFPR, considerado este no diferencial conceptivo, investigativo e formador. O campo empírico contemplou também, a partir de doutorado SWE/CNPq, realizado em 2011, em Portugal, a formação de professores através da Associação de Professores de História (APH). Para atingir objetivos propostos usou-se metodologia qualitativa apoiada em Brandão (1999); Bourdieu (2008); Bueno (1998); Minayo (2003); Thiollent (1982). O estudo de caso múltiplo (Lüdke e André,1996), usou entrevista semiestruturada (Flick, 2009), colhendo narrativas de docentes sobre o período 1980-2010, contemplando-se criação, objetivos, produtos gerados e perspectivas futuras dos LEH e APH. O texto apresenta origens da histórica separação teoria e prática na formação de professores, dados e análise dos LEH e APH na busca de fundamentos à luz da Didática da História com base na Educação Histórica. O referencial teórico considera concepções sobre Educação Histórica de: Barca (2004); Barca e Schmidt (2009); Lee (2006); Schmidt (2001), (2012); Schmidt e Garcia (2008). Teoria, filosofia e Didática da História em: Rüsen (2006), (2007a), (2007b); Schmidt, Barca e Martins (2010). E fundamentos de teoria e prática em Vázquez (1977). Alguns resultados apontam: a criação dos LEH (BR) e APH (PT) em período de redemocratização, com reabertura de debates sobre a ciência histórica; criações desses por interesses de docentes dos níveis de ensino superior e básico; as atuações dos LEH não lograram superar a dicotomia teoria e prática na formação de professores; a legislação relacionada à formação de professores no período 1960-2000 corrobora essa dicotomia; depoimentos permitem visualizar positiva influência de LEH na formação de partícipes; produtos gerados favoreceram produção docente além dos espaços acadêmicos; em Portugal, a formação de professores passa por crise ligada a imposições do Projeto Bolonha; atualmente busca-se resignificar o LEH considerando a superação dos objetivos originais - instrumentais; busca-se novo sentido para existência e atuação, especialmente a partir de avanços de investigações da ciência da Didática e da Educação Histórica. Abstract: The research aimed to understand the formation of history teachers from experiences at History Teaching Laboratories (LEH), these as areas of articulation for initial and continuing training, as well as to understand assumptions of a concept of LEH with reference to the Didactics of Historical science based on the Historical Education. On the empirical field public universities were considered where LEH were created between 1980-1990, the period of democratization of the country. So, there were LEH located in institutions: UEL / PR, UFSM / RS; UFU / MG. Considering the whole period of the research - 1980-2010, the Laboratory of PPGE / UFPR was also investigated and considered by its conceptive differential, investigative and trainer. The empirical field also considered, from doctoral SWE subsidized by CNPq, held in 2011 in Portugal, a study on teacher education in the country. To achieve the proposed objectives qualitative methodology supported by Brandão (1999), Bourdieu (2008), Bueno (1998); Minayo (2003); Thiollent (1982) were used. The study was the type of multiple case study (Lüdke and Andrew, 1996), using semi-structured interviews (Flick, 2009), collecting narratives of teachers on the period 1980-2010, contemplating creation, objectives, outputs and future prospects of LEH and APH. The text presents historical origins of separation theory and practice in teacher education, data and analysis of LEH and APH in search of grounds in the light of history didactics based on Historical Education. The theoretical reference considers conceptions of Education Historical: Barca (2004); Barca and Schmidt (2009), Lee (2006), Schmidt (2001), (2012), Schmidt and Garcia (2008). Theory, philosophy and history didactics in: Rüsen (2006, 2007a, 2007b); Schmidt, Barca and Martins (2010). Fundamentals of theory and practice in Vázquez (1977). Some results show: the creation of LEH (BR) and APH (PT) on democratization period, with reopening debates about historical science; creations by teachers interests of higher and basic education levels; in Portugal, teacher training undergoes crisis due to charges of Bologna Project, the performances of LEH have failed, in a long time, overcome the dichotomy between theory and practice in teacher education; legislation related to teacher education in the period 1960-2000 confirms this dichotomy; allow depositions display positive influence on the formation of LEH participants; production products generated favored teaching beyond the academic spaces; currently it seeks to reframe the LEH considering overcoming the original goals - instrumentals; seeking new meaning to existence and performance, especially from advances in science investigations of Didactics and Historical Education.
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