Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Ires Aparecida Falcade 1967-pt_BR
dc.contributor.otherLuz, Araci Asinelli da, 1948-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-05T18:18:52Z
dc.date.available2020-10-05T18:18:52Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31661
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Araci Asinelli-Luzpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 27/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f.160-166pt_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanopt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação analisou os pressupostos conceituais que facilitam a compreensão da ética do cuidado e da ética da justiça, apresentadas e argumentadas por Carol Gilligan (1990), dentro das interpretações de estudantes mulheres que se encontram em situação de privação de liberdade. A pesquisa de campo, de cunho qualitativo e exploratório, caracteriza-se como um estudo de caso e tem como sujeitos de pesquisa 10 mulheres que frequentam a escola do Sistema Penitenciário na unidade junto ao Complexo Médico Penal - Pinhais - PR. Para a coleta de dados, findado o calendário escolar, foram utilizadas as técnicas de aplicação de questionário para caracterização dos sujeitos da pesquisa e análise da autoestima e autoconceito, o grupo focal e a narrativa. Como instrumentos utilizamos, além do questionário semiestruturado, um roteiro temático para o grupo focal e a carta como gênero textual para a narrativa. Para a análise dos dados, utilizamos a Análise de Conteúdo na especificidade de Análise Clínica e Núcleos de Significação de Aguiar e Ozella (2006). A partir de indicadores que emergiram do corpus da pesquisa, foi possível identificar quatro Núcleos de Significação e sua estreita ligação com os quatro componentes interligados que dão suporte à Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, proposta por Bronfenbrenner (1996), enquanto exemplar para ilustrar a complexidade que envolve a vida de mulheres apenadas. Os encaminhamentos metodológicos seguem os pressupostos éticos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná. Os resultados desta pesquisa se evidenciam pela gritante necessidade de contemplar como direito humano as especificidades de gênero no cuidado e justiça aplicados ao cárcere feminino. Desta forma, a educação é apontada como um caminho imprescindível para respeitar a dignidade das mulheres privadas de liberdade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation analyzed the conceptual assumptions that facilitate the understanding of the ethics of care and ethics of justice, presented and argued by Carol Gilligan (1990), within the interpretations of female students who are in a situation of deprivation of liberty. The field research, a qualitative and exploratory, is characterized as a case study and its research subjects 10 women who attend school in the Penitentiary System unit with Medical Complex Criminal - Pinhais - PR. To collect the data, ended the school year, we have used a questionnaire to characterize the subjects of the research and analysis of self-esteem and self-concept, the focus group and narrative. As instruments we use, in addition to semi-structured questionnaire, a thematic guide for the focus group and the letter is textual genre to the narrative. To analyze the data we used content analysis, the specificity of Analysis and Clinical Significance of Nuclei of Aguiar and Ozella (2006). The indicators that emerged from the corpus of the research was to identify four possible Nuclei of Meaning and its close links with the four interconnected components that support Bioecological Theory of Human Development, proposed by Bronfenbrenner (1996) as an example to illustrate the complexity involves the lives of women apenadas. The guiding methodological follow the ethical approved by the Ethics in Research Sector of Health Sciences of the Universidade Federal do Paraná. These results are evidenced by the glaring need to contemplate as a human right the gender specificities in care and justice applied to the female prison. Thus education is identified as a crucial way to respect the dignity of women deprived of their liberty.pt_BR
dc.format.extent183 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectReformatórios femininospt_BR
dc.subjectMulheres - Cuidado e tratamentopt_BR
dc.subjectValorespt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectDignidadept_BR
dc.subjectAutopercepçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleÉtica do cuidado x ética da justiça : o olhar feminino de estudantes privadas de liberdadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples