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dc.contributor.advisorMarcondes, Paulo Victor Prestes, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorTigrinho, Luiz Mauricio Valentept_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T19:56:18Z
dc.date.available2024-02-29T19:56:18Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/3148
dc.descriptionOrientador: Paulo Victor Prestes Marcondespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Para se obter êxito na estampagem de chapas metálicas, deve-se levar em consideração algumas variáveis, tais como: propriedades do material, coeficientes de encruamento e anisotropia, geometria da ferramenta, lubrificação na interface punção – chapa metálica, velocidade de conformação, entre outras. Sendo que todas estas variáveis estão inter-relacionadas. Neste trabalho estudou-se a influência de vários lubrificantes no processo de estampagem, que é muito difícil de prognosticar, por isso a avaliação é feita através de tentativa e erro, pois um lubrificante excelente em uma operação de estampagem pode não ser bom para outra. Inicialmente, para se conhecer melhor o material da chapa metálica com o qual se estava trabalhando, o aço DC 06, foram determinadas algumas propriedades, como coeficientes de encruamento e anisotropia através do ensaio de tração, microconstituintes presentes no aço pelo ensaio de análise química, direção de laminação e estrutura através do ensaio de metalografia. Na seqüência foram realizados os ensaios de estampagem Nakazima com os propósitos de caracterizar por completo o material e gerar uma base comparativa para os testes subseqüentes, através da CLC (Curva Limite de Conformação) obtida inicialmente sem lubrificação do punção e posteriormente com o uso de lubrificação, visando isolar as superfícies da chapa metálica e do punção, para elevar os níveis de deformação do material no modo de deformação por estiramento. Os lubrificantes utilizados foram desde os líquidos, como óleo mineral e vegetal com aditivos de extrema pressão e fluidos sintéticos, até os filmes sólidos de PVC (policloreto de vinila) e poliuretano. Em seguida foi obtido o perfil de distribuição das deformações e o perfil de redução da espessura, desde o raio da matriz até o pólo do punção, além da análise da posição da fratura, que juntamente com a CLC obtida são indícios de que se a lubrificação foi eficiente, principalmente no modo de deformação por estiramento onde ela é desejável. Como principais resultados obtidos, pode-se dizer que o aço DC 06 é realmente um aço de alta estampabilidade, demonstrado através dos coeficientes de encruamento (Q=0,2641) e anisotropia (5=2,6766) e dos altos níveis de deformação no embutimento profundo ( 1=0,81 e 2=-0,48), estado plano de deformação ( 1=0,44 e 2=0) e estiramento ( 1=0,53 e 2=0,48). Quanto aos lubrificantes, pode-se afirmar que o filme sólido de poliuretano teve o melhor desempenho, entre os cinco lubrificantes avaliados, pois promoveu um aumento de 37% na deformação máxima menor ( 2) na chapa metálica, além de apresentar um perfil homogêneo da distribuição das deformações 1, 2 e 3 (deformação na espessura), que mostrou-se crescente desde o raio da matriz até o pólo do punção, inclusive onde ocorreu a ruptura da chapa metálica, com valores da deformação menor ( 2=0,48) muito próximos da deformação maior ( 1=0,53).pt_BR
dc.format.extent113f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEstampagem (Trabalhos em metal)pt_BR
dc.subjectLubrificação e lubrificantespt_BR
dc.subjectDeformações e tensõespt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.titleInfluencia da lubrificaçao na estampagem via análise das deformaçoes obtidas em uma chapa de aço de alta estampabilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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