Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPazello, Ricardo Prestespt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Naiara Yusy Dolabellapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Juridicas. Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.date.accessioned2013-07-11T11:48:12Z
dc.date.available2013-07-11T11:48:12Z
dc.date.issued2013-07-11
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/31355
dc.description.abstractResumo: Este estudo nasceu da interação que tive com o povo Guarani Mybiá e do acompanhamento que fiz em reuniões junto aos órgãos governamentais, quando tratavam da efetivação das políticas públicas específicas dos povos indígenas no Paraná. Delimitando o tema à comunidade Araçaí do povo Guarani, localizada em Piraquara-PR, o estudo teve por objetivo acompanhar e analisar a implementação da política educacional e da questão fundiária e o nível de efetivação destas. Assim, foram analisados os procedimentos internos da FUNAI de demarcação de TI (terras indígenas) e a política pública educacional, contextualizando com a etnografia local da formação da aldeia. Para tanto, foi de fundamental importância analisar as bases históricas da relação entre os povos indígenas e o Estado, até chegar ao atual contexto político-jurídico de afirmação do princípio, da igualdade e da proteção à cultura e concluir que estes valores, quando assolados pela cultura moderna homogeneizadora e pelos interesses capitalistas de exploração acabam reafirmando uma dominação tão colonial quanto à primeirapt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectÍndios - Brasilpt_BR
dc.titlePovos indígenas e o estado brasileiropt_BR
dc.typeMonografia Graduaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples