dc.contributor.author | Frohlich, Carlos Eduardo | pt_BR |
dc.contributor.other | Gonçalves, Flavio de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Desenvolvimento Econômico | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2013-07-18T19:53:10Z | |
dc.date.available | 2013-07-18T19:53:10Z | |
dc.date.issued | 2013-07-18 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/31087 | |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação busca dois objetivos: o primeiro é buscar evidências acerca do impacto dos salários de professores no Brasil sobre a capacidade cognitiva dos indivíduos que ingressam em cursos superiores correspondentes à carreira de formação de professores. O segundo é quantificar a influência dos salários de professores em um município sobre a probabilidade de escolha, por parte dos ingressantes em ensino superior no mesmo município, em cursos superiores que tradicionalmente formam professores de ensino fundamental ou médio. Utilizamos a metodologia dos modelos de efeitos aleatórios na busca do primeiro objetivo, e os modelos logit e probit na busca do segundo. Os dados provêm do Enade 2004-2010 e da RAIS. Os resultados sugerem que incrementos na média salarial de professores em um município estão associados à melhora na qualidade dos indivíduos deste município que ingressam em cursos superiores relacionados à carreira de ensino, e que os salários também têm efeitos sobre a decisão dos indivíduos sobre ingressar ou não em um curso superior de formação de professores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Dissertações | pt_BR |
dc.title | A relação entre salários de professores e seleção de candidatos a carreiras de magistério | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |