Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Mariana Fonseca dept_BR
dc.contributor.otherKistmann, Virginia Souza de Carvalho Borges, 1952-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-12T14:49:12Z
dc.date.available2020-02-12T14:49:12Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31031
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª. Virgínia Borges Kistmannpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 27/02/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: f. 160-169pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação traz uma discussão teórica acerca do eixo temático cópia, conhecimento e inovação, analisados pela ótica da gestão de design, e está pautado no pressuposto de que é possível adquirir conhecimento que favorece a inovação por meio da cópia. A metodologia de pesquisa foi composta por um estudo teórico, bibliográfico, de método híbrido, sendo assim exploratório e descritivo com natureza qualitativa e enfoque fenomenológico. Este trabalho contribui teoricamente para pesquisas na área de gestão de design, principalmente por reunir, categorizar e sistematizar diversas noções de cópia, pontuando relação das mesmas com a gestão de design, conhecimento e inovação. O cerne central desta pesquisa foi pautado em compreender o alcance da inovação por meio da cópia pela ótica da gestão de design e com isso foi possível agrupar vários assuntos não antes relacionados dentro desta área.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper provides a theoretical discussion about the themes copy, knowledge and innovation, analyzed from the perspective of design management, and is lined on the assumption that it is possible to gain knowledge that fosters innovation by copying. The research methodology is consisted in a theoretical study literature, hybrid method (exploratory and descriptive), qualitative and phenomenological approach. This work contributes to theoretical researches in design management, primarily to gather because categorizes and systematizes various notions of copy, scores it, and relation its with design management, knowledge and innovation. The core of this research was guided to understand the scope of innovation by copying from the perspective of the design management in a possible way that has not been related before.pt_BR
dc.format.extent169 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectDesenho industrialpt_BR
dc.subjectDireitos autoraispt_BR
dc.subjectPropriedade industrialpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleCópia e gestão de designpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record