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dc.contributor.authorSantos, Élcio José dospt_BR
dc.contributor.otherVieira Neto, Paulo, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-04-29T19:23:59Z
dc.date.available2020-04-29T19:23:59Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/31024
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vieira Netopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia. Defesa: Curitiba, 11/06/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia : f. 78-80pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneapt_BR
dc.description.abstractResumo: O foco da presente dissertação é o pensamento do filósofo alemão Arthur Schopenhauer e sua contribuição filosófica para a recepção da filosofia teórica kantiana. Nosso propósito é investigar mais detidamente a crítica schopenhaueriana a determinados pontos da teoria do conhecimento kantiana. Mais precisamente, nos propomos a investigar a noção de causalidade em Schopenhauer e sugerir como mote de leitura que esta não pode ser considerada, em seu "pensamento único", uma categoria do entendimento como propôs Immanuel Kant na Crítica da Razão Pura. Dessa forma, pretende-se descartar a hipótese de uma admissão parcial da tábua de categorias na teoria da representação schopenhaueriana. Assim, evita-se tal indistinção e a tomada da teoria do conhecimento schopenhaueriana por uma crítica apressada e deficiente da filosofia teórica kantiana, que somente descartaria elementos, acrescenta comentários e novas ideias, mas que, todavia, permaneceria em dependência direta desta. Isto é, pretende-se salientar as principais diferenças entre a forma de apreensão do conhecimento fenomênico em ambas as filosofias. Objetiva-se, portanto, tornar evidente esse rompimento com o kantismo por parte de Schopenhauer, o que pode lançar alguma luz sobre as bases do ousado projeto deste de levar a cabo uma metafísica imanente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The focus of this dissertation is the thought of the German philosopher Arthur Schopenhauer and his philosophical contribution to the reception of Kant's theoretical philosophy. Our purpose is to investigate more closely some critical schopenhauerian points of Kantian theory of knowledge. More precisely, we aim to investigate the notion of causality in Schopenhauer's thought and suggest, by reading mote, that it can't be considered in its "single thought," a category of understanding as proposed by Immanuel Kant in his Critique of Pure Reason. Thus, we intend to refuse the hypothesis of a partial admission of the categories board in Schopenhauer's representation theory. Thus, it avoids making such indistinctness and Schopenhauer's theory of knowledge by a poor and hasty criticism of Kant's theoretical philosophy, that only discard elements, adds comments and new ideas, but which nevertheless remain in direct dependence of that. That is, here is intended to clarify the main differences between the way of apprehending the phenomenal knowledge in both philosophies. Our purpose is thus becoming evident the break to kantianism by Schopenhauer, which may bring some light on the foundations of his bold project by carrying out an immanent metaphysics.pt_BR
dc.format.extent80 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSchopenhauer, Arthur, 1788-1860pt_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804pt_BR
dc.subjectDissertações - Filosofiapt_BR
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectCausalidadept_BR
dc.subjectRepresentação (Filosofia)pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleSobre o papel de causalidade na crítica de Schopenhauer à doutrina kantiana das categorias da crítica da razão purapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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